A riqueza cultural de Pernambuco está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas e o artesanato é uma das representações da relação do pernambucano com sua história e tradição. Através das mãos dos artesãos, simples matérias-primas e grandes ideias se transformam em verdadeiras obras de arte, registrando o modo de ser e viver do povo. Em reconhecimento a esse trabalho, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), localizado no Centro do Rio de Janeiro, convidou o Sebrae Pernambuco para “ocupar” o espaço com uma exposição temporária de objetos de artesanato e arte popular, entre os dias 14 de junho e 25 de julho.
Sob a temática “Pernambuco Encantado”, o Sebrae/PE traz para o CRAB, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), uma exposição com cerca de 2.530 peças feitas de cerâmica, tecido, madeira, papel e palha, pelas mãos de 54 artesãos de diversas regiões do estado, como Zona da Mata, Agreste, Sertão, além da capital e Região Metropolitana. O tema escolhido faz conexão entre os mestres artesãos, representados por suas obras de arte popular, e os criativos contemporâneos, representados por suas produções autorais. Com curadoria da arquiteta Ana Maria Pedroza, “Pernambuco Encantado” será revelado numa cenografia expressa por objetos, imagens e sons que irão trazer aos visitantes do Ocupa CRAB uma experiência única de reconhecimento sobre a diversidade cultural de todo o estado.
A abertura da mostra acontecerá na noite da terça-feira (14) e será reservada para convidados. Estarão presentes os dirigentes do Sistema Sebrae, além de representantes do Governo do Estado de Pernambuco, profissionais da economia criativa, empresários e formadores de opinião da cultura pernambucana e carioca, compondo um grupo com, aproximadamente, 200 pessoas. Ritmos, cores e sabores pernambucanos vão compor a noite, levando os convidados a um mergulho no que há de melhor no estado. Para animar o público, o Maestro Spok fará o show de abertura num passeio por vários ritmos, indo do frevo ao baião, sem esquecer a nova cena da música pernambucana. Para acompanhar o embalo da mostra, os participantes vão poder desfrutar do tempero contemporâneo da cozinha regional e carregar com carinho o sabor da culinária por meio do chefe Thiago das Chagas, do Restaurante Reteteu e São Pedro, ambos situados no Recife.
A exposição estará aberta ao público a partir do dia 15 de junho, seguindo até 25 de julho. Os visitantes irão conhecer os encantos das tradições populares, sendo conduzidos por obras artísticas e criativas que vão permitir uma experiência de viajar pelo “Pernambuco Encantado”. Serão dias em que moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer, contemplar e comprar peças artesanais, que vão do decorativo ao utilitário, na cidade maravilhosa.
Rodadas de Negócios
Seguindo com a ocupação de Pernambuco no CRAB, a partir da quarta-feira (15), serão promovidas Rodadas de Negócios de Artesanato, que terão início com visitas programadas de lojistas à exposição “Pernambuco Encantado”. Os compradores serão guiados por uma equipe especializada na realização desses tipos de encontros e, em seguida, terão a oportunidade de conhecer e conversar com os artesãos que tiveram as obras expostas, sempre de forma on-line. Essa ação tem o intuito de possibilitar aos lojistas adquirir e encomendar peças, ou até mesmo firmar parcerias.
Roda de Conversa
Complementando a programação e reforçando a atuação no Ocupa CRAB, no dia 22 de julho, será realizada uma roda de conversa sobre a Economia Criativa em Pernambuco, no próprio espaço. Serão convidados palestrantes, debatedores, além de formadores de opinião atuantes na cena cultural pernambucana, para apresentarem aos cariocas projetos de música, audiovisual, moda e artesanato, como representação do patrimônio cultural e imaterial da região.
Sobre o CRAB
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 no Rio de Janeiro, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios do país.
Abriga ainda uma coleção permanente de mais de 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). O CRAB também dispõe de midiateca e espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Os ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.
Localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, lugar de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro, o espaço do CRAB possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.
Projeto Ocupações
Desde 2020, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) assumiu um novo desafio: o de se conectar com o todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. Para isso, foi criado em outubro daquele ano um comitê nacional, com oito membros do Sebrae Nacional e dos Sebrae de outros estados, para apoiar o CRAB nessa nova etapa e estabelecer os próximos passos.
Visando potencializar esta conexão, o CRAB e o Sebrae Nacional convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae nos estados a ocuparem o CRAB com mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado. Para possibilitar que todos os estados tenham a oportunidade de apresentar os seus produtos de artesanato e a sua cultura local no CRAB, foi criada a categoria Ocupação. “A ideia é ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Paula da Fonte Moura, gerente do CRAB.
Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde então o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordados de Caicó) e Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar), com venda de produtos após a exposição e oficinas com demonstração da técnica artesanal das regiões. As mostras do Ceará e de Minas Gerais continuam em cartaz no CRAB até o final de março.
Para acompanhar, acesse
www.youtube.com/sebrae
www.instagram.com/sebrae
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui