As gestões municipais que se destacaram no ano passado com iniciativas em prol do empreendedorismo local são reconhecidas na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A cerimônia de revelação dos vencedores da etapa nacional da premiação acontece na próxima terça-feira (11), em Brasília (DF). O evento reúne lideranças engajadas em 240 projetos finalistas, após seletiva em todos os estados e no Distrito Federal.
Ao todo, o Sebrae recebeu mais de 2,5 mil inscrições em todo o país – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
Anteriormente chamado de Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a partir desse ano, a premiação mudou de nome para garantir a inclusão e reconhecimento das prefeitas, bem como de todas as pessoas envolvidas nos projetos selecionados, servidores públicos, parceiros e cidadãos.
Na história da premiação, são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais. De acordo com a analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional Sabrina Jacoby, a 12ª edição do PSPE apresenta 31 prefeitas finalistas, o que corresponde aproximadamente à média nacional de prefeitas no país (12%).
Podemos dizer que o prêmio traduz a representatividade de mulher na política municipal hoje, apesar de ainda não ser o ideal. A mudança do nome da premiação vai ao encontro desse propósito de reconhecer e inspirar cada vez mais gestoras públicas também a se envolverem em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e melhora do ambiente de negócios locais.
Sabrina Jacoby, analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional
Projetos finalistas
O PSPE é realizado em duas grandes etapas. A estadual, em que cada prefeitura concorre apenas com iniciativas da mesma Unidade Federativa. A etapa nacional, em que as iniciativas vencedoras em cada UF e em cada categoria competem entre si, disputando o Prêmio de melhor iniciativa nacional.
O prêmio conta com 10 categorias: Simplificação e Fomento do empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades nesta edição.
Clique aqui para conhecer os municípios finalistas da 12ª edição do PSPE.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui