O presidente do Sebrae, Décio Lima, e a secretária de Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde, Adalgiza Vaz, consideraram, esta quinta-feira (16), que o Brasil e Cabo Verde têm muito a ganhar com a troca de experiências e o reforço de sinergias. A comitiva do Sebrae, que está em Cabo Verde para uma agenda internacional com o objetivo de promover o empreendedorismo entre os dois países, foi recebida por Adalgiza Vaz no Ministério das Finanças. No encontro, a secretária de Estado do Fomento Empresarial realçou as vantagens da parceria que Cabo Verde quer ver “cimentada, no sentido de poder estabelecer uma relação profícua para as duas partes”.

A secretária de Estado afirmou que esta “é uma oportunidade de cooperação, em particular na partilha de experiências para o acompanhamento de transição do mercado informal para o formal, para reforçar a rede de apoio no âmbito de uma abordagem do ecossistema do fomento empresarial”.

Sebrae se reúne com secretária de Estado do Fomento Empresarial
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, e Adalgiza Vaz, secretária de Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o encontro serviu “para que o Sebrae e Cabo Verde construam, de forma pragmática, resultados concretos” com base em dois pilares: por um lado, “as políticas do Brasil” que promovem o desenvolvimento económico dos micro e pequenos empreendedores, por outro, “a política dirigida, com muito entusiasmo, pelo Governo de Cabo Verde”, liderada “pela Pró Empresa e pela secretária de Estado do Fomento Empresarial”.

A reunião com o governo de Cabo Verde, Pro Empresa e Sebrae foi avaliada como um momento para permitir os avanços no fomento aos pequenos negócios. “Vamos produzir resultados, criar sinergias, contribuir com aquilo de que Cabo Verde precisa, nomeadamente para trazer a formalidade a rica economia dos pequenos empreendedores, que hoje induz grande parte do desenvolvimento econômico de Cabo Verde”, disse Lima. Enquanto, no Brasil, “produzimos uma relação de integração com os atores econômicos, aproximando-os, para que eles possam trazer produtos, mercadorias, serviços e alcançar ganhos significativos para este país maravilhoso – formado por este arquipélago extraordinário – que é Cabo Verde”, afirmou Décio Lima.

A secretária de Estado Adalgiza Vaz reforçou o fato da parceria ir ao encontro dos anseios de Cabo Verde. “Temos todas as razões para acreditar que, com o comprometimento do presidente do Sebrae, a Pró Empresa e outras instituições do ecossistema de fomento empresarial em Cabo Verde poderão intensificar as suas ações, tirando proveito dessa caminhada com o sucesso do Sebrae. Queremos que Cabo Verde se firme como um País Plataforma, em particular nas áreas que o Governo já definiu como prioritárias: economia azul, economia digital, transição energética e conectividade aérea e terrestre”, destacou.

Considerando o encontro “marcante para todos”, Décio Lima sustentou que esta parceria cumpre “uma determinação do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que nos deu a tarefa de abraçar os países africanos, em especial os países de língua portuguesa, trazendo resultados”. “Este é um momento para construir soluções de futuro para os dois países, neste processo importante que estamos vivendo de revolução econômica, global, com a inovação, a sustentabilidade e, principalmente, aproveitando as riquezas dos nossos territórios”, sustentou o presidente do Sebrae. Estavam presentes à reunião a deputada federal da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Brasil Ana Paula Lima e o presidente Edney Cabral, da Pró Empresa.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui