Com o objetivo de desenvolver micro e pequenas empresas de sua cadeia de valor, a Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, e o Sebrae se uniram para subsidiar em 90% o custo do programa de capacitação que terá duração de 18 meses. O projeto Encadeamento Produtivo do Sebrae tem por objetivo fortalecer a parceria entre grandes empresas e seus fornecedores a partir da capacitação da base da sua cadeia produtiva. Para esse programa de aceleração, 50 empresas serão selecionadas e será dada prioridade a mulheres empreendedoras. Nesta fase, serão contemplados empresários do Ceará, Pernambuco e Santa Catarina. O lançamento oficial do Encadeamento Produtivo Marisa e Sebrae ocorreu em Blumenau (SC) no dia 27 de setembro.

“É uma oportunidade de fortalecer seu posicionamento na cadeia, de ampliar sua rede de relacionamento com outros fornecedores para que juntos se tornem parceiros e apoiadores. É uma importante ferramenta para a grande empresa construir uma cadeia produtiva forte, engajada, baseada em dados e muito mais competitiva”, afirma Anny Tonet, coordenadora de Moda do Sebrae Nacional.

Durante 18 meses, 50 empresas que integram a base da cadeia produtiva das Lojas Marisa terão a oportunidade de aperfeiçoar suas práticas cotidianas em vários níveis, através de cursos, eventos, rodas de conversas, palestras, conteúdos virtuais, análises dos negócios e diagnósticos empresariais.

O Encadeamento Produtivo tem uma base ESG (ambiental, social e governança, em português) que busca empregar a sustentabilidade em um nível sistêmico, com ações nos âmbitos social, econômico e cultural. No caso da parceria com a Marisa, o ineditismo ficou por conta do tema empoderamento feminino, que ganhou destaque no cronograma. Para Anny, a temática eleva o programa para um patamar além do objetivo de eficiência: agrega-se a visão de mudança de comportamento e de cultura.

“A mulher tem um papel muito significativo dentro da cadeia produtiva, 75% da mão de obra do segmento é feminina. No entanto, essa força ainda está alocada em ofícios de baixa profissionalização, de baixo poder aquisitivo. Então, o programa tem uma carga propulsora muito grande nesse sentido: não só de valorizar a figura feminina, mas também de oportunizar governança e políticas mais eficazes e mais justas que impactem toda a cadeia que tem na mulher a sua base”, explica.

Planejamento sustentável

Segundo Mariana Fernandez, gerente divisional de Global Sourcing da Marisa, a parceria com o Sebrae na capacitação de fornecedores da cadeia chancela o planejamento sustentável da corporação. “É um projeto que está dentro da estratégia de sustentabilidade dentro do pilar de compras responsáveis, uma ação interna que garante que tenhamos fornecedores que não só cumpram a legislação vigente, mas que também tenham cada vez mais incorporação de boas práticas nas suas produções e cresçam economicamente gerando mais empregos. Para nós, é muito importante oferecer uma base sólida para esses profissionais e puxá-los para perto de nós e do nosso negócio”, afirma.

Esta cadeia utiliza fortemente a mão de obra de mulheres, que participam de todas as etapas do processo de produção. Ao observar o cenário atual do varejo, seis pontos principais serão desenvolvidos durante o programa: competitividade, que será fortalecida em estratégias de todas áreas, como nos pilares de finanças, clientes, conhecimento, pessoas e resultados; produtividade, com foco na melhoria do desempenho de produção e aprimoramento dos processos produtivos e garantia da qualidade; lucratividade, contribuindo para o desenvolvimento da economia local; inovação, para a diferenciação das micro e pequenas empresas; ampliação de mercado, por meio do acesso a novas cadeias de valor, diversificando a carteira de clientes; e, por fim, desenvolvimento sustentável, diante dos aspectos econômico, social e ambiental.

Programa Nacional de Encadeamento Produtivo

O Programa Nacional de Encadeamento Produtivo é uma iniciativa ampla e vencedora do Sebrae de parcerização com médias e grandes empresas para desenvolver e qualificar os pequenos negócios de seu ecossistema, podendo atuar desde a cadeia de fornecimento até a cadeia de distribuição. O Programa faz parte da estratégia Sebrae para grandes empresas chamada Conexões Corporativas.

Dados de 2018 a 2021 mostram resultados significativos da iniciativa. Na média, as empresas participantes registraram aumento de 55% no índice de competitividade, 23% em produtividade e 12,6% na pontualidade da entrega, ao mesmo tempo houve redução de 11% no tempo de produção dos lotes e queda de 42% nas peças reprovadas pela empresa âncora.

Fonte: SEBRAE
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