O Sebrae foi reconhecido na categoria Melhor Empresa Parceira no 3º Prêmio do Afroturismo, nessa segunda-feira (14), dentro do evento WTM Latin America. A instituição foi premiada devido ao seu apoio a ações de afroturismo, com pesquisas e apoio a participação em eventos e outros projetos de suporte.
Para os jurados, o maior destaque foi a capilaridade do apoio do Sebrae em todo o país. A instituição dá suporte e capacitação aos pequenos empreendedores, além de projetos e parcerias de fortalecimento desse mercado.
A coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, agradeceu todo o trabalho realizado nas unidades espalhadas no Brasil.
São os colegas que estão onde as coisas nascem, começam e florescem. Então, esse prêmio que o Sebrae está levando é de cada colega do Sistema Sebrae que apoia o afroturismo no seu estado.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae.
“Essa mistura de pessoas, de crenças e de cultura que se reflete nos cantos, nas danças, na gastronomia, na forma de se vestir. Isso é o Brasil, é um Brasil diverso, civilizado, para todas e para todos. E é nisso que o Sebrae acredita, é isso que o Sebrae fortalece”, completa a coordenadora.

Apoio ao afroturismo
Um dos pequenos negócios que receberam apoio do Sebrae é o da empreendedora Renata Vaz, da Soul + Carioca. A empresa criou o roteiro “Pequena África”, no Rio de Janeiro, que inclui o Cais do Valongo, a Pedra do Sal e o Cemitério dos Pretos Novos. Esse roteiro faz parte do Feel Brasil, projeto do Sebrae e da Embratur para divulgação no mercado internacional.
A empresa recebeu apoio do Sebrae com cursos na parte administrativa. “Quando a gente realmente entrou no Sebrae, começamos a participar de um projeto, foi justamente a virada de chave”, lembra a empreendedora. Para ela, o roteiro da Pequena África é uma oportunidade de transformação pelo afroturismo.
“Nós somos os atores, os protagonistas, por conta da nossa história, dos nossos antepassados, do nosso passado. Vamos contar essa história e resgatá-la. E tudo isso com o intuito de ser uma ferramenta de educação antirracista, do letramento racial”, avalia Renata.

Histórico da premiação
O Guia Negro iniciou o prêmio em 2023 a fim de reconhecer a contribuição de quem faz parte do setor. A premiação convida 32 jurados de áreas como agências de viagem, consultores, hoteleiros, guias de turismo e especialistas para votar em dez categorias.
“Foi um momento de celebração e de pactuar novos passos. Temos muitas fronteiras ainda para conquistar, mas percebemos que o turismo brasileiro e estrangeiro têm buscado, cada vez mais, conhecer a história e cultura negra”, avalia o fundador do Guia Negro e idealizador do prêmio, Guilherme Soares Dias.
Vencedores da 3ª edição
- MELHOR DESTINO NACIONAL: Rio de Janeiro
- MELHOR DESTINO INTERNACIONAL: Colômbia
- EMPRESA PARCEIRA DO AFROTURISMO: Sebrae
- MELHOR CONTEÚDO DE AFROTURISMO: Leandro Gonçalves – Preto Viajante
- MELHOR ATRATIVO OU EXPERIÊNCIA TURÍSTICA: Muhcab – Rio de Janeiro
- MELHOR EXPERIÊNCIA FORA DO EIXO RIO/SÃO PAULO/SALVADOR: Rotas Afro – Julia Madeira
- MELHOR EMPREENDIMENTO DE AFROEMPREENDEDOR LIGADO AO AFROTURISMO: Embaixada Preta
- MELHOR PROFISSIONAL DO AFROTURISMO: Thais Rosa
- MELHOR EMPRESA DE AFROTURISMO DE 2024: Diaspora.black
- DESTAQUE GUIA NEGRO: São Luís
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui