Proteger o negócio e os colaboradores é umas das grandes preocupações dos empresários. Mas quando o assunto é segurança cibernética, o tema tende a ser subestimado pelos empreendedores, seja pela falta de conhecimento ou por uma avaliação minimizada dos riscos que um ataque pode provocar à operação da empresa. Porém, esse é um perigo que ronda qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou visibilidade.
Essa questão deve ser enfrentada com a mesma seriedade dedicada à segurança física das empresas. Na verdade, a atenção deve ser ainda maior, já que um ciber ataque pode causar danos de maior gravidade e abrangência do que um assalto ou arrombamento. Um novo golpe dos criminosos consiste em enganar empreendedores ao hackear o sistema de suas maquininhas de cartão, roubando dados dos clientes e fraudando as transações. No golpe, a máquina bloqueia o pagamento por aproximação, levando o cliente a inserir o cartão e a senha no equipamento hackeado. A fraude foi identificada pela empresa de cibersegurança Karspersky, que mapeou o malware Prilex.
A segurança da informação tem se tornado cada vez mais vital por conta do crescimento da dependência das empresas em relação à tecnologia. Esse movimento foi intensificado após a aprovação da Lei nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD), que exige das empresas muita atenção no manejo de informações dos seus clientes.
Atualmente, a maior ameaça on-line para empresas e órgãos públicos são os ataques ransomware, nos quais hackers assumem o controle de computadores, bloqueando o acesso a dados e sistemas. Os ransomwares representam mais da metade dos ataques cibernéticos realizados em todo o mundo.
Mas nem só desse tipo de ataque vive o crime cibernético. Outras formas, igualmente ameaçadoras, devem estar no radar de todo empreendedor. Algumas delas podem ser fraudes no e-commerce ou canal on-line e acessos não autorizados à rede da empresa.
O que fazer para garantir a segurança da empresa? Uma das alternativas é tentar evitar os ataques cibernéticos, ou pelo menos, reduzir os riscos. Conheça medidas imediatas e de prevenção para garantir a seguridade do seu negócio:
Medidas imediatas
Algumas ações podem ser tomadas de imediato para aumentar o nível de segurança de seu negócio:
- Fazer backups constantes dos dados da empresa, incluindo software, firmware, configurações de hardware e software;
- Nunca abrir anexos ou clicar em links de e-mails de remetentes que você não conhece e conscientizar seus colaboradores para que façam o mesmo;
- Evitar transmitir nomes de usuário, senhas, dados financeiros e outras informações confidenciais por e-mail, aplicativos de mensagens ou ligações telefônicas;
- Criar senhas fortes e não utilizar a mesma senha para várias contas;
- Adotar a autenticação de dois fatores sempre que possível;
- Só utilizar redes wi-fi confiáveis e seguras.
Medidas de prevenção
Segundo Diego Almeida, encarregado do Tratamento De Dados Pessoais Do Sebrae Nacional, focar em programas de treinamento e conscientização é um investimento que irá fortalecer todas as dicas, reduzindo o risco a um custo muito baixo. “Procure utilizar soluções de TI que sejam oferecidas como serviço e disponíveis na nuvem. Isso irá garantir alta disponibilidade e ainda segurança cibernética.”
Prevenir é sempre o melhor remédio, saiba quais táticas usar para fugir de problemas causados pela falta de segurança da informação:
Defina uma estratégia sólida de defesa
Elabore uma política de segurança da informação que determine quais são os processos críticos da empresa, quem pode ter acesso a quais dados ou sistemas e que informações são confidenciais ou não. Assim, você pode restringir o acesso do pessoal de acordo com seus níveis de autorização.
Elabore um plano de recuperação
Além de criar um plano de recuperação, ele deverá ser validado com testes frequentes. Quanto mais bem preparada estiver a organização, mais rapidamente a operação será retomada.
Crie um plano de gestão de crise
Caso a empresa sofra um ataque cibernético, é importante estar preparado para comunicar o fato aos colaboradores e a outros públicos de interesse. O plano também serve para apresentar as medidas adotadas com o objetivo de resolver o problema.
Fonte: SEBRAE
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