A menos de um mês para o início do campeonato mundial de futebol, é hora de colocar o time de colaboradores em campo e preparar ações para chamar a atenção dos clientes. Entre os setores de maior potencial no período destacam-se bares e restaurantes, eletrônicos, turismo, serviços para festas em geral, lojas de fantasias, manicure e pedicure, lojas de presentes, locações de telões, locação de mesas e cadeiras, pinturas temáticas e iluminação decorativa.
De acordo com a Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37% das micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), estão se preparando para o maior evento esportivo do mundo.
Em segmentos como serviços de alimentação e comércio varejista, o percentual chega a 48% e 43%, respectivamente. Em média, 20% dos donos de pequenos negócios esperam aumentos de faturamento. O levantamento foi realizado entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro de 2022, com participação de empreendedores de todos os 26 estados e DF.
Em São Paulo, a Teck Prints, empresa especializada em brindes personalizados, realiza atendimento amplo com a venda de camisetas, body infantil, copos, abridores de metal, baldes de pipoca e até kits personalizados para empresas que querem que os funcionários entrem no clima no home office.
“Os clientes compram camisa oficial e pedem para personalizar aqui. Atendemos desde a mãe que vai fazer aniversário com o tema futebol até a empresa que quer um produto mais requintado. Também recebemos pedidos de grande volume, como de um atacadão que solicitou mais de mil baldes de pipoca com o tema futebol”, diz Eliana Gregório, sócia-proprietária da empresa que tem lojas em Osasco e no bairro da Lapa.
Para que os donos de pequenos negócios sejam verdadeiros craques no empreendedorismo e tenham uma estratégia definida para marcar vários gols nas vendas, o Sebrae elaborou dicas campeãs com apoio de uma seleção de especialistas em relacionamento com o cliente, marketing digital e inovação. Confira:
1. Defina sua estratégia e prepara-se
O Campeonato começa no dia 20 de novembro (domingo) e a abertura costuma atrair os olhadores de todos. O clima de celebração deve envolver os mais apaixonados por futebol e seu negócio deve estar preparado para aproveitar o momento. Confira o calendário dos jogos e planeja suas ações. Confira o estoque, determine seus canais de divulgação, organize a logística, analise a concorrência, pesquise e negocie com meios de pagamento. Ainda dá tempo de conversar com seus clientes e entender o que eles querem consumir. Para isso, promova enquetes nas redes sociais e interaja com seu público para levantar ideias do que poderá atraí-los e aumentar suas vendas.
2. Inove e diferencie-se da concorrência
Use a criatividade e o senso de oportunidade seja qual for o seu segmento. Você não precisa ser um expert em futebol e saber tudo sobre o evento, mas fique de olho nos fatos e acontecimentos nos próximos dias que podem trazer visibilidade para sua marca e aproximação com seu público final. Caso você não tenha um produto relacionado ao tema dê asas à imaginação para criação de novos produtos ou relançamentos. Se você tem um espaço, já pensou em criar um ambiente instagramável? Utilize o Google Trends para conferir o que as pessoas estão buscando no Google e o período dessas consultas, pois isso pode gerar boas ideias de produtos e postagens nas redes sociais.
3. Invista em kits de produtos e promoções especiais
Pense em esquema de promoções que dure todo o período do campeonato. A final será dia 18 de dezembro (domingo), ou seja, teremos quase um mês intenso em oportunidade. Brinque com as fases, com os jogos e até mesmo com as regras do futebol para um cardápio especial, por exemplo. Pense em combos ou kits que têm a ver com o momento e se inspire em toda a publicidade que essa mobilização pode gerar. Vale preparar um kit torcida personalizado para a família, casais e até mesmo para os colaboradores de empresas.
4. Capriche na divulgação nas redes sociais
Prepare suas redes sociais para estimular seu público durante a disputa. Produza publicações para um pré-jogo e dedique um tempo para interagir com seus clientes mais apaixonados pelo evento. Aproveite recursos para promover enquetes, reagir às postagens, fazer compartilhamentos e marcações. As redes sociais dispõem de ferramentas que permitem acompanhar os horários de maior audiência para que você canalize esforços para os momentos mais certeiros. Fique atento também aos direitos autorais de marcas apoiadoras e patrocinadoras, bem como imagens de jogos e de jogadores. É preciso ter cuidado ao usar termos e símbolos oficiais da FIFA, pois qualquer utilização não autorizada poderá ser reclamada pelos organizadores do evento.
5. Não esqueça que as vendas on-line continuam em alta
As compras pela internet vieram para ficar e são sinônimo de agilidade na vida do consumidor. Portanto, prazos de entrega mais curtos, pagamentos antecipados e a opção de retirada na loja são estratégias que atraem e conquistam clientes para outras compras. Neste caso, análise estoque, prazos com fornecedores e viabilidade de delivery próprio para não sofrer com imprevistos.
Fonte: SEBRAE
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