Por Lorena Molter
Comunicação CFC
Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) da Região Sudeste possuem, juntos, mais de 270 mil profissionais da contabilidade, ou seja, mais da metade de todos os profissionais registrados no país. Os contadores e técnicos em contabilidade do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo desempenham atuação estratégica para a economia nacional, uma das dez maiores do mundo – segundo dados das Austin Rating, agência de classificação de risco. A classe contábil que trabalha nessa região, assessora, por exemplo, os governos das três das maiores economias do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Os profissionais do Sudeste também prestam consultoria para empresas de todos os portes, que contribuem, profundamente, para inserir o Brasil em posição de destaque no cenário global. Por meio das suas atividades, contribuem para o desenvolvimento sustentável de seus estados, que se destacam em áreas como agricultura; pecuária; turismo; e indústrias automobilística, siderúrgica, petroquímica e petrolífera e, em consequência, do país.
Os presidentes dos CRCs do Sudeste destacaram qual a importância dos profissionais da contabilidade para o país e os diferenciais dos contadores e dos técnicos em contabilidade dos seus estados. Confira a seguir:
Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES)
Os profissionais da contabilidade desempenham um papel fundamental no nosso país, registrando e analisando todas as transações financeiras das empresas, além de cumprir com as obrigações fiscais, buscando estratégias para otimizar sua carga tributária dentro dos limites legais, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento econômico e social.
Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade do Espírito Santo?
Os profissionais capixabas possuem a expertise nos setores econômicos de destaque em nosso estado, permitindo oferecer soluções contábeis relevantes e eficazes para as empresas, além de fomentar oportunidades de negócios e colaborações estratégicas no desenvolvimento profissional.
Walterleno Maifrede Noronha – presidente do CRCES
Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG)
Somos nós, profissionais da contabilidade, que garantimos a transparência, a confiabilidade e a conformidade das informações financeiras que sustentam as decisões estratégicas e o desenvolvimento econômico de empresas, organizações e governos. Nós lidamos não apenas com números, mas também com ética, responsabilidade e visão de futuro. Nossa profissão é uma verdadeira força motriz para a construção de um ambiente empresarial e econômico sólido e transparente.
Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade de Minas Gerais?
Além da capacidade técnica, é crescente a preocupação dos profissionais mineiros em participar de cursos e eventos que pontuam no Programa de Educação Profissional Continuada, inclusive superando metas de índice de participação em eventos. O profissional da contabilidade mineiro também é engajado em questões sociais, como o incentivo a destinações aos Fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, o que vem contribuindo para que Minas Gerais obtenha números expressivos nas destinações do país. Além disso, possui ampla experiência com diversos setores que prosperam no estado, como mineração, agricultura e indústria automobilística, o que lhe confere expertise para lidar com as particularidades contábeis de cada um desses segmentos. Por fim, é um profissional que se destaca, também, na contabilidade pública dos 853 munícipios de Minas.
Suely Maria Marques de Oliveira – presidente do CRCMG
Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ)
O profissional da contabilidade é o principal ator no processo de desenvolvimento econômico do país, e tem papel fundamental no sucesso do empreendedorismo nacional.
Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade do Rio de Janeiro?
O profissional da contabilidade do Rio de Janeiro detém uma grande habilidade em trazer soluções para grandes desafios e tem facilidade em se relacionar com pessoas. A partir disso, contribui com a sociedade na superação de obstáculos vivenciados em seu cotidiano empresarial e econômico.
Rafael Machado – presidente do CRCRJ
Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP)
O profissional da contabilidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país pela sua atuação nas organizações, contribuindo para a estabilidade financeira das empresas e das instituições em que trabalha. A conformidade das transações auxilia nas tomadas de decisão com informações organizadas. Pela aplicação das normas contábeis nos negócios, direcionam o crescimento empresarial, dos órgãos públicos e de entidades do terceiro setor com sustentabilidade. Afinal, a contabilidade é a língua oficial dos negócios.
Qual o diferencial dos profissionais da contabilidade de São Paulo?
O Estado de São Paulo conta com mais de 154 mil profissionais da contabilidade, que são exigidos nas mais diversas áreas de atuação. Por estarem num ambiente muito competitivo, precisam estar sempre preparados. Mas tem o prazer de interagir com seus colegas de todo o Brasil, seja por suas empresas de contabilidade correspondentes, ou com colegas que trabalham no mesmo grupo empresarial, fato que gera a troca de experiência e crescimento profissional.
João Carlos Castilho Garcia – presidente do CRCSP
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui