A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (5) a autorização para empréstimo de US$ 750 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES). O dinheiro deve assegurar o acesso de pequenos empreendedores da Amazônia ao crédito bancário.
O programa BID-BNDES facilita o crédito para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Na Amazônia, a iniciativa promove o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou relatório favorável à mensagem (MSF) 23/2025, lido na CAE pelo senador Omar Aziz (PSD-AM). O texto segue em regime de urgência para o Plenário, que deve votar um projeto de resolução para confirmar o aval da União à operação de crédito.
Leia também:
- Reforma Tributária: o fim do MEI e do Simples Nacional como conhecemos? Guia Completo para 2026-2033
- Técnico com altos salários? Veja as profissões que tornam isso real
- Empresas que não revisarem tributos agora podem perder milhões na Reforma
- Entenda o que é a Participação nos Lucros e quem tem direito
- Receita permite escolher quantidade de parcelas para regularizar débitos
O empréstimo deve ser pago em 25 anos, com um prazo de carência de até cinco anos e seis meses. Para Aziz, a matéria corrige um “desequilíbrio”.
— Se vocês levantarem os empréstimos feitos pelo BNDES para as regiões Sul e Sudeste, comparados com as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, vocês ficarão abismados com a desproporcionalidade de recursos. A Amazônia sofre muito com isso. Isso aprofunda um desequilíbrio em relação às nossas regiões — disse.
Fonte: Agência Senado
O post Senado autoriza crédito de US$ 750 milhões para pequeno empreendedor apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil