Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, em outubro de 2022, 7 em cada 10 dívidas de consumidores inadimplentes foram pagas no setor de Bancos e Cartões em até 60 dias de negativação a partir do mês de referência. Além disso, o segmento de Utilities, que engloba contas de água, luz e gás, foi o segundo mais contemplado, marcando 66,5% dos débitos ressarcidos. No panorama geral, considerando todos os segmentos, 59,4% dos débitos foram recuperados.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a população ainda segue o modelo de regularização das contas por prioridade. “Mesmo com o cenário de inadimplência que temos observado, muitas pessoas estão conseguindo quitar suas dívidas negativadas, mas ainda precisam priorizar aquelas que afetam diretamente o cotidiano. O setor de Bancos e Cartões, por exemplo, exige que a população limpe seus nomes para continuar tendo acesso ao crédito, uma das ferramentas que têm garantido o custeio de itens primordiais e o fechamento das contas no fim do mês. Outro segmento que ganha destaque é o de Utilities, que garante acesso aos serviços básicos como água e luz”. Veja nos gráficos abaixo o percentual de recuperação de dívidas geral e por setor:
Leia também: Procon e Defensoria Pública realizam mutirão de negociação de dívidas no Espirito Santo Santo
Sul do país marca o melhor percentual de recuperação
A análise por região mostrou que a concentração de dívidas inadimplentes pagas em até 60 dias de negativação estava no Sul do país, que marcou o maior percentual, de 62,5%. Em sequência estava o Nordeste, com 61,2%. O Sudeste veio em terceiro lugar, marcando 59,5%, seguido pelo Centro-Oeste (57,8%) e Norte (50,3%). Confira no gráfico a seguir os dados completos de cada Unidade Federativa do país.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Leia também: Com mais de 60 milhões de brasileiros sem pagar dívidas, Veja dicas para quitá-las!
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 5 anos de observação para fazer essa análise.
Leia também: Conheça os direitos dos consumidores inadimplentes
Foco na educação financeira para manter o nome limpo
O caminho para combater a evolução da inadimplência é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas. A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:
1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.
3. Siga os passos de negociação.
4. Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.
Original de Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.
A Experian é líder mundial em serviços de informação.
O post Sete em cada dez dívidas de consumidores inadimplentes foram pagas no setor de Bancos e Cartões apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui