Muitas empresas sofreram durante a pandemia, principalmente as empresas de pequeno porte e microempresas. Muitas dessas empresas ficaram devendo o Simples Nacional.
Empresas de pequeno porte (EPP) e microempresas (ME) tiveram muitos prejuízos e a forma para essas empresas negociarem as suas dívidas com o Simples Nacional foi com um parcelamento até 60 vezes.
Porém, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, tendo como relator o deputado Helder Salomão, aprovou o PLP (Projeto de Lei Complementar) 189/20 que sugere um aumento nesse prazo de pagamento.
Qual a proposta do PLP 189/20?
O do Projeto de Lei Complementar 189/20 tem como objetivo evitar a falência de empresas de pequeno porte (EPP) e microempresas (ME), que tiveram grandes prejuízos durante a pandemia e por isso ficaram devendo o Simples Nacional.
O projeto prevê um aumento no tempo para quitação das dívidas, antes o prazo era de 60 meses, mas o projeto sugere que o pagamento seja feito em até 145 meses para quitação das dívidas com o Simples Nacional quando houver transação tributária em contenciosos de pequeno valor (de até 60 salários mínimos).
Mudanças e resultados
O texto da PLP 189/20 faz mudanças na Lei 13.988/20 que fala sobre a negociação de débitos fiscais com a União e é oriunda da MP (Medida Provisória) 899/19, o objetivo dessa PLP é diminuir as disputas judiciais dos contribuintes com a União, além de captar recursos mesmo que a longo prazo.
A proposta vai evitar que os contribuintes esperem a inscrição na Dívida Ativa da União para conseguirem parcelar os seus débitos em mais vezes, como afirma a autora da PLP 189/20, a Deputada Federal Shéridan: “A proposta aperfeiçoa a transação tributária, evitando que o contribuinte espere a inscrição em dívida ativa para conseguir prazos de pagamento mais alongados”.
A tramitação do projeto
O Projeto de Lei Complementar 189/20 ainda será analisado pelas comissões de finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, após a análise o projeto vai seguir para o Plenário.
A PLP 189/20 e os seus benefícios
Esse projeto com toda certeza vai favorecer as empresas de pequeno porte de microempresas ajudando elas a se recuperarem, pois ele fornece mais 85 meses para efetuar o pagamento dos seus débitos (aumento de 60 meses para 145 meses).
O PLP 189/20 pode ajudar muitas empresas dando mais prazo para o pagamento, então acompanhe as nossas postagens para continuar se informando sobre novidades referentes ao PLP 189/20 que beneficia as empresas devedoras do Simples Nacional.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas
semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te
no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de
empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim,
TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil
Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um
verdadeiro profissional contábil.
O post Simples Nacional: Comissão aprova projeto que amplia prazo para quitar dívidas apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui