Para escolher o melhor regime de tributação para sua empresa é preciso conhecer as vantagens e desvantagens que o regime vai te oferecer. Portanto, se você pretende optar pelo Simples Nacional, é preciso conhecê-lo.
O Simples Nacional é um regime tributário para Micro e pequenas empresas, ele oferece muitos benefícios para as empresas, como uma menor burocracia e carga tributária do que outros regimes.
Acompanhe este artigo até o final e conheça as vantagens e desvantagens do Simples Nacional.
Boa Leitura!
Vantagens do Simples Nacional
Veja abaixo as vantagens do Simples Nacional:
- Recolhimento de Imposto por uma guia única
As empresas do Simples Nacional sofrem com menos burocracia por conta do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), essa guia de recolhimento única ajuda as empresas a economizarem tempo.
Por meio do DAS são recolhidos os seguintes tributos:
- ISS (Imposto sobre Serviços);
- PIS/PASEP;
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- CPP (Contribuição Patronal Previdenciária);
- ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).
- Menor carga tributária
Com o recolhimento de tributos simplificado, a carga tributária menor que uma empresa do Simples Nacional pode conseguir é um dos principais atrativos deste regime de tributação.
A carga tributária pode diminuir em até 40%, a porcentagem da diminuição da carga de tributos depende do tipo de empreendimento.
- Menos obrigações
As empresas optantes pelo Simples têm menos obrigações acessórias que as empresas do Lucro Real ou Lucro Presumido, por exemplo. Afinal, elas estão isentas de obrigações como o SPED Contribuições e SISCOSERV.
As empresas do Simples Nacional ficam dispensadas de algumas obrigações por este ser um regime simplificado que visa incentivar o crescimento das empresas brasileiras.
Desvantagens do Simples
Veja abaixo as desvantagens do Simples Nacional:
- Sem parte dos Tributos de volta
Não existe possibilidade de recebimento de parte do pagamento dos impostos de volta, afinal, as empresas do Simples Nacional não registram em suas notas fiscais o valor pago de ICMS e IPI.
- Limitação de exportações
No Simples, existe um limite de R$3,6 milhões para exportações de mercadorias e serviços.
- Tributação sobre o faturamento
A tributação é calculada em cima do faturamento da empresa e não do lucro, o que pode ser uma desvantagem para algumas empresas.
Tenha atenção ao escolher o melhor regime tributário para sua empresa, compare todos os pontos positivos e negativos, após isso, faça sua escolha. Busque a ajuda de um contador.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Simples Nacional: Conheça as vantagens e desvantagens apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui