Muitas empresas brasileiras estão endividadas, mas pagar os seus débitos mesmo que optando pelo parcelamento já é uma ótima solução. Deixar de pagar uma dívida pode ocasionar muitas dores de cabeça futuras para sua empresa.
Ficar com uma empresa endividada pode trazer dificuldades para se conseguir um empréstimo, multas e outras sanções que podem atrapalhar o crescimento financeiro da sua empresa.
Aproximadamente 440 mil empresas pertencentes ao regime tributário do Simples Nacional foram notificadas com termos de exclusão e terão que se regularizar até o dia 24/10/2021, somando todas as dívidas elas chegam ao valor de 35 bilhões de reais.
Como funciona o termo de exclusão?
As 440 mil empresas que receberam o Termo de Exclusão (TE) do Simples Nacional e que juntas somam uma gigantesca dívida de R$ 35 bilhões, devem se regularizar até o dia 24 deste mês (24/10/2021).
As empresas que receberam a notificação devem se regularizar antes do fim do prazo, o pagamento poderá ser feito à vista ou até mesmo parcelado.
A partir do momento em que a empresa ler a notificação é considerado que ela tomou ciência do termo de exclusão e ela terá até 30 dias para negociar os seus débitos com o Simples Nacional.
É considerado que a empresa tomou ciência do termo de exclusão se a mensagem for acessada dentro de 45 dias, contados a partir do dia do envio da notificação, ou no 45º dia se a notificação só for visualizada após o prazo (contado a partir do dia em que o Termo de Exclusão foi enviado).
Consequências da exclusão do Simples Nacional
As empresas que não negociarem as suas dívidas com o Simples Nacional dentro do prazo sofrerão com punições que podem atrapalhar muito o crescimento delas.
O recomendável é que essas empresas realizem a negociação das suas dívidas com o Simples Nacional urgentemente, para não sofrer com punições que podem afundar essas empresas.
Vamos te mostrar algumas consequências que vão acontecer com as empresas que não negociarem seus débitos com Simples Nacional:
- Você vai pagar mais impostos em outros regimes tributários;
- Sua empresa será excluída do Simples Nacional no dia 01/01/2022;
- Suas dívidas vão aumentar e você terá que pagar multas.
Além dessas, muitas outras punições que nós não listamos podem surgir. Então, aproveite essa chance de regularizar a sua empresa e negocie os seus débitos com o Simples Nacional, para continuar com todos os benefícios desse regime tributário.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas
semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te
no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de
empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim,
TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil
Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um
verdadeiro profissional contábil.
O post Simples Nacional: Empresas devem se regularizar para evitar exclusão apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui