Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen) reúne recursos de tecnologia da informação, para auxiliar o trabalho desenvolvido pelo Banco Central. Através desse sistema, é possível obter informações sobre cotações de moedas, indicadores econômico-financeiros, além de relatórios financeiros de empresas, por exemplo.

Mas você sabia que é possível se cadastrar no Sisbacen, para ter acesso a esses relatórios? Isso é possível tanto para os órgãos e entidades do Poder Público, quanto para as empresas e contribuintes, conforme as regras de sigilo das informações. Então, continue conosco e veja como se registrar e quais informações é possível obter. 

O que é Sisbacen?

Esse sistema está atrelado ao Banco Central e, através dele, são coletadas, registradas e armazenadas as informações sobre as operações financeiras e bancárias que são realizadas no país. 

Dentro do Sisbacen existe o SCR (Sistema de Informação de Crédito do Banco Central), que é responsável por reunir informações sobre operações de crédito, financiamentos, investimentos e empréstimos. Todos esses dados são enviados ao Banco Central pelas instituições financeiras mensalmente.  

Sendo assim, o cidadão pode se beneficiar do SCR para saber quais são os seus relacionamentos ativos no sistema financeiro. Isso ajuda a ter maior controle sobre a sua vida financeira.

Quais informações posso consultar?

O sistema disponibiliza vários relatórios para empresas, contribuintes, além de  órgãos e entidades do Poder Público. Assim, dentre os principais serviços do Sisbacen estão: 

Para pessoa física

  • Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome;
  • Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos;
  • Indicação das suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros;
  • Consulta a dívidas inscritas em seu nome no Cadin Federal;
  • Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou;
  • Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de Inexistência de contas em bancos.

Para pessoa jurídica

  • relatórios de empréstimos e financiamentos, 
  • relatório de contas e outros relacionamentos em bancos,
  • relatório de Câmbio de transferências internacionais,
  • relatório Dívidas com o setor público federal (Cadin),
  • Registro Declaratório Eletrônico (RDE), etc.  

Como acessar?

Para ter acesso a essas informações, é necessário ser brasileiro e possuir CPF ou CNPJ. Então, acesse o site do sistema Sisbacen para se registrar e escolha uma das seguintes opções de acesso:

  • Pessoa física; jurídica ou MEI/Empresário Individual;
  • Usuário da administração pública federal;
  • Usuário institucional ou especial sujeito à celebração de contrato;
  • Outras instituições, não sujeitas à celebração de contrato;

Depois, você será direcionado ao à plataforma Registrato onde deve informar seus dados pessoais ou CNPJ. Vale ressaltar que, para pessoa jurídica, é necessário possuir certificado digital (e-CPF) do tipo A1 ou A3. Outra opção é acessar o aplicativo do seu banco pelo tablet ou celular  e procurar a opção “Registrato” para obter o PIN de acesso. Isso também vale para pessoas físicas. 

Por Samara Arruda

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Fonte: Jornal Contábil
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