Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, representou a autarquia na abertura do 10º Congresso de Contabilidade e Governança da Universidade de Brasília (UnB). O evento, promovido entre os dias 25 a 27 de setembro, tem o objetivo de fomentar a análise crítica bem como promover discussões acerca dos rumos e características das pesquisas em contabilidade e finanças, tanto no cenário brasileiro quanto global.
Durante o evento de abertura, o vice-presidente do CFC lembrou a importância da integração entre o mercado e a academia. “Um sistema alimenta o outro e assim a Contabilidade avança e se fortalece”, disse. Neste sentido, citou, também, a aprovação das Novas Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis, bacharelado. “A partir dessa vitória, formaremos profissionais mais alinhados com as necessidades do mercado e da sociedade. Dessa forma, a nossa classe poderá fazer ainda mais pelo Brasil”.
O 10º Congresso UnB de Contabilidade e Governança, com o tema “Contabilidade e futuro, construindo a excelência”, é composto de cinco palestras internacionais, uma nacional, dois paineis temáticos, 71 trabalhos e um workshop, que abordam temáticas de contabilidade financeira, setor público, governança, educação e sociedade, entre outros.
Além do contador Donizete Valentina, também esteve na mesa de abertura o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Darlan de Lima Barbosa. “Este encontro é uma oportunidade para a gente refletir sobre o papel fundamental da nossa profissão, para o desenvolvimento sustentável e ético da nossa sociedade. Afirmo, ainda, que o contador se tornará cada vez mais indispensável, especialmente em áreas como governança, sustentabilidade e no uso e aplicação de novas tecnologias”, comentou.
Também estiveram na mesa de abertura a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Machado; o diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da UnB, professor José Márcio Carvalho; o chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, professor Sérgio Ricardo Miranda Nazaré; o diretor-geral do Congresso, o professor César Augusto Tibúrcio Silva; a analista da unidade de estratégia e políticas públicas do Sebrae DF, Hélia dos Santos Castro; o diretor de Contabilidade do Banco do Brasil, Eduardo César Pasa; e a diretora de Contabilidade da Caixa Econômica Federal, Juliana Grigol Fonsechi.Para mais informações e conhecer a programação, acesse a página oficial do evento, aqui.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui