Julho 2019 – Adaptáveis à diferentes áreas dentro de uma empresa, as ferramentas de gestão de processos têm se aprimorado na oferta de soluções e com isso ganhado mercado nos últimos anos. Um dos setores que mais se beneficia com estes softwares é o comércio dada a sua necessidade de agilidade, eficiência e organização para entregar ao cliente a melhor experiência possível, já que sua margem de lucro é muito apertada.
Desenvolvidos para gerenciar os processos internos e externos, como o atendimento ao cliente, as ferramentas se propõem a automatizar, organizar e agregar as demandas e chamados para que a empresa não perca prazos dentro uma negociação com fornecedor ou mesmo, no atendimento aos clientes. Um ganho importante na qualidade do atendimento. Com labels de prioridade para cada tarefa, os sistemas também disparam alarmes para avisar sobre vencimentos.
“Imagina nunca mais perder um prazo de resposta para um cliente ou fornecedor? Hoje, a maioria dos departamentos utiliza apenas e-mails para gerir esses contatos. Com sistemas, nenhuma das mensagens ou tarefas se perdem ou passam do prazo de resposta. Quando se trata de uma negociação ou atendimento ao cliente isso é muito importante. Também é possível acompanhar cada passo do processo e ainda gerar relatórios que poderão ser analisados no futuro visando a melhoria do trabalho de cada time”, comenta Alex Duarte, Head Comercial do Acelerato, uma das ferramentas disponíveis no mercado.
Investir em gestão de projetos dentro de pequenas e médias empresas traz alguns benefícios como o melhor controle dos processos; cumprimento de cronograma; diminuição de riscos; agilidade na tomada de decisões; maior satisfação do cliente; maior engajamento do time.
Uma das empresas que apostou em um dessas soluções foi a rede D’avó Supermercados. Com uma rede de 10 unidades, a D’avó, utiliza há 2 anos o Acelerato, desenvolvido pela pioneira em ERP em nuvem, a Bluesoft. O sistema de help desk foi personalizada para dar suporte ao setor que cuida da liberação de notas fiscais quando do recebimento de mercadorias em todas as unidades da rede.
“É um sistema robusto e hospedado na nuvem, portanto, não nos preocupamos com atualizações, licenciamentos de softwares, backup e monitoramento de recursos de tecnologia. Atualmente, utilizamos na gestão de chamados do nosso help desk, escalando para o 2º nível, que em alguns casos, são parceiros externos. Também suporta o setor de liberação de notas fiscais de todas as lojas e ainda os chamados para o setor fiscal. É um sistema de fácil utilização e facilita muito na gestão de usuários”, explica Willian Rocha CIO, D’avó Supermercados.
A boa notícia é que soluções assim não estão distantes do bolso dos empresários de pequeno e médio porte. Com um investimento a partir de R$ 500 mensais, pequenos e médios negócios já conseguem adquirir soluções de gestão com help e service desk, gestão de projetos, CSC (central de informações integradas) e até SAC.
O Oxan Atacadista utiliza o sistema como um complemento para o sistema de ERP. “Entender e descrever os processos organizacionais de uma empresa comercial não é uma tarefa fácil. Geralmente os sistemas ERP trazem competentes respostas para se alcançar um alvo. Entretanto, estes sistemas não conseguem responder a todas as necessidades para se administrar os processos de uma organização. Foi observando este hiato que iniciamos a busca por uma ferramenta que pudesse contemplar respostas para descrever processos, conectar as funções de negócios e servir de portfólio para base de conhecimento adquirida a partir de soluções aplicadas”, explica Elias Gerente de TI do Oxan Atacadista e que também investiu na ferramenta.
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Fonte: Jornal Contábil
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