Imagem por @jcomp / freepik

Uma empresa deve cumprir muitas obrigações diferentes, entre elas, o SPED Contábil. É preciso saber o que são e como funcionam essas e outras obrigações do seu empreendimento.

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um sistema que visa facilitar o cumprimento das obrigações das empresas brasileiras, digitalizando diversas obrigações que antes eram físicas.

No artigo de hoje te explicaremos melhor sobre o que é e como funciona o SPED Contábil.

Boa leitura!

O que é o SPED Contábil?

A SPED Contábil, é uma das ramificações do SPED e tem como finalidade substituir a escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo.

Essa obrigação transforma livros físicos em arquivos digitais, os seguintes livros são digitalizados

  • Livro Diário e seus auxiliares (se existir);
  • Livro Razão e seus auxiliares (se existir);
  • Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

O programa do SPED Contábil é obrigatório para todas as empresas optantes pelo regime de tributação do Lucro Real. Já as empresas integrantes do Simples Nacional, não precisam se inscrever SPED.

Esse sistema faz com que as empresas substituam diversas obrigações que antes eram feitas manualmente por arquivos digitais, desta maneira, o envio e armazenamento das informações é realizado com rapidez e segurança. 

Essas medidas trazem mais segurança para as empresas e facilitam a fiscalização, evitando irregularidades.

SPED Fiscal

O SPED Fiscal assim como o contábil é mais uma maneira de facilitar o cumprimento das obrigações das empresas brasileiras, entretanto, existem diferenças entre os dois sistemas que devem ser entendidas pelo empreendedor.

Essa obrigação é ligada (como o nome já diz) a parte fiscal e situação da empresa perante à Receita Federal.

Como no SPED Contábil, no SPED Fiscal a empresa pode registrar as suas documentações fiscais referentes a impostos e tributações por meio do sistema.

Registro de entradas, saídas, apuração de ICMS, apuração do IPI, registro de inventário e controle de crédito de ICMS, são algumas das funcionalidades do SPED Fiscal.

Conclusão

Tanto o SPED contábil quanto o SPED fiscal vieram para facilitar o cumprimento das obrigações das empresas brasileiras, tornando digitais as obrigações que antes eram físicas, isso traz mais segurança e praticidade.

Com as obrigações em formato de arquivos digitais a fiscalização pode ser feita de uma maneira mais eficiente e os arquivos podem ser enviados mais rapidamente pelas empresas.

Portanto, é importante se adequar a esses sistemas para trabalhar na maioria das empresas brasileiras.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post SPED Contábil: Entenda o que é apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui