A taxa de desemprego no Brasil atingiu 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro de 2025, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa um aumento de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (novembro de 2024), sinalizando um cenário desafiador para o mercado de trabalho brasileiro.

Motivos do aumento da Taxa de Desemprego

O aumento dessa taxa está relacionada à desaceleração na criação de vagas formais de trabalho. Apesar de um crescimento no número de trabalhadores ocupados, o Brasil ainda enfrenta desafios econômicos que tem dificultado a geração de empregos.

Além disso, mesmo com um aumento na população ocupada, a criação de vagas não foi suficiente para aguentar a demanda por trabalho, o que contribui para a elevação da taxa de desemprego.

O aumento do desemprego ocorre em um contexto de desaceleração da economia brasileira, com o crescimento do PIB abaixo das expectativas e uma inflação persistente, que impacta o poder de compra da população e dificulta a recuperação de setores importantes da economia.

Trabalhadores com carteira assinada

Por outro lado, o Brasil registrou um recorde no número de trabalhadores com carteira assinada, que alcançou 102,7 milhões de pessoas, uma alta de 2,4% em comparação ao mesmo período de 2024. No entanto, em relação ao trimestre anterior, houve uma queda de 1,2% nesse contingente. Essa queda em relação ao trimestre anterior nos mostra que o ritmo de crescimento da ocupação formal está mais lento.

Impactos setoriais

A indústria e o comércio, são tradicionais geradores de empregos, mas não mostraram a recuperação esperada. Ou seja, embora o setor de serviços tenha registrado certo crescimento, ele não foi suficiente para compensar a perda de empregos em outros segmentos.

Leia também:

MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora

O post Taxa de Desemprego sobe para 6,8%; Entenda apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil