Saber quais são as atividades que a terceirização permite e realiza é o primeiro ponto a ser esclarecido antes de tomar a decisão de confiar as finanças de sua empresa à uma prestadora de serviços financeiros.
No Brasil, é muito comum a terceirização de serviços como segurança, manutenção, limpeza, recursos humanos, marketing e financeiro. Além de economia, a terceirização de serviços resulta em vantagem competitiva para a organização.
Nesse artigo vamos listar quais são as principais atividades executadas pela terceirização financeira e como essa parceria pode ser estratégica para alcançar o sucesso almejado para o seu negócio.
O que é a Terceirização Financeira?
A terceirização financeira é a ação de encarregar uma empresa especialista em finanças para cuidar de todos os assuntos e processos fundamentais para uma eficiente administração financeira de sua empresa.
Por que optar pela Terceirização Financeira?
A terceirização permite que todos os processos de gestão financeira sejam realizados de forma metódica e especializada. Dessa forma, o empresário tem a segurança de que a administração financeira de seu negócio está sendo bem executada.
Terceirizando o setor financeiro, a empresa ganha em economia de recursos monetários e humanos, além de otimização de tempo e produtividade.
Um departamento financeiro exige investimentos em infraestrutura (sala, móveis, equipamentos, softwares de gestão financeira, entre outros custos fixos e variáveis) e em profissionais administradores financeiros altamente capacitados e atualizados, enquanto que uma empresa especialista em gestão financeira dispões de toda infraestrutura e equipe especializada por um custo menor ao empresário.
Além disso, empresários, gestores e funcionários poderão dedicar seus esforços e atenção às funções que são de sua responsabilidade. O resultado é o ganho de produtividade, para melhor aproveitamento de tarefas para o negócio.
Principais Atividades Da Terceirização Financeira
Terceirizar o setor financeiro tem sido uma prática cada vez mais comum, devido aos ganhos estratégicos para a empresa. Por isso, uma eficiente empresa especialista em gestão financeira é capaz de realizar desde tarefas básicas de administração de finanças até propor e avaliar melhorias e estratégias capazes de gerar vantagem competitiva no mercado.
Os processos de gestão financeira ficam a cargo de administradores financeiros altamente capacitados e em constante atualização sobre a área, para poder entregar o máximo de valor aos seus clientes. Esses profissionais utilizam de processos bem estruturados e definidos, gerando maior confiança sobre a prestação dos serviços oferecidos e, principalmente, uma administração adequada e eficiente das finanças da sua empresa.
Sendo assim, as principais atividades que a terceirização financeira exerce são:
– Administração de contas a pagar
– Administração de recebíveis
– Conciliação bancária
– Cobranças administrativas e judiciais
– Relatórios financeiros
– Administração de fluxo de caixa
– Administração de obrigações fiscais
– Análise de desempenho
– Análise da situação econômica
Com a terceirização financeira, empresas de qualquer porte e segmento ganham em vantagem competitiva perante os seus concorrentes. Isso é possível porque terão economia de recursos, otimização de tempo e processos bem executados, o que possibilita melhor investimento e aproveitamento das finanças e de seus funcionários, além de projetar cenários e planejar melhorias para o negócio.
Deniane Bezerra é CEO e fundadora da Vibratto, empresa referência na terceirização financeira para startups e PMEs de todo o Brasil.
O post Terceirização: Quais as atividades permitidas? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui