Teresópolis permanece sob a neblina de fumaça tóxica do lixão

Os moradores de Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, amanheceram nesta segunda e terça-feira, (dias 26 e 27 de junho) sob uma forte neblina que impedia a visibilidade a dez passos adiante do nariz. 

O leitor pode pensar que é normal, por estarmos no inverno e a cidade ser conhecida pelo seu “fog” que lembra a cidade de Londres. Mas não se trata disso. O cheiro de fumaça impregnou o ar desde a madrugada e era até difícil de respirar.  O que se pensava ser neblina era fumaça decorrente de um incêndio de grande proporção no lixão da cidade, situado às margens da BR-040, na localidade do Fischer. Ou seja, a fumaça além de tudo é totalmente tóxica. 

Leia também: Proposta Proíbe Incentivos Tributários Da União Para Empresas Que…

Toda a cidade foi completamente tomada pela fumaça e pelo cheiro forte. Muitas pessoas foram às pressas para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) passando mal.  Escolas suspenderam as aulas e outras. Os ônibus atrasaram e alguns comércios preferiram não abrir. O uso da máscara voltou a ser obrigatório, até mesmo porque era difícil respirar o ar impuro.

Teresópolis permanece sob a neblina de fumaça tóxica do lixão
Bairro da Tijuca, Teresópolis – Créditos: Jornal Contábil

Lixão do Fischer

O Lixão do Fischer, como é chamado, funciona sem condições de receber os resíduos do município, e já havia sido embargado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desde 2018. Porém, uma decisão judicial autorizava o depósito de material no local.  As causas para este incêndio, de acordo com comunicado da Prefeitura, foi criminoso.

Essa é a terceira vez que ocorre fogo no lixão do Fischer durante a atual administração municipal do Prefeito Vinicius Claussen. Ele assumiu o governo há cinco anos com o antigo aterro sanitário interditado pela justiça, com a promessa de resolver o problema em três anos.

Este crime ambiental de menor proporção atingiu alguns bairros próximos ao lixão em 1 de janeiro de 2021 e em 18 de agosto de 2022. Todavia, este do dia 26 de junho atingiu toda a cidade.

Leia também: Proposta Prevê A Apreensão De Bens Usados Em Crime Ambiental

Fumaça retorna durante a noite

Por volta das 10h de segunda-feira, a Prefeitura emitiu nota afirmando que os focos de incêndio estavam sob controle. Realmente, após as 12h a visibilidade melhorou. 

Todavia, durante a noite o ar voltou a se encher de fumaça e a terça-feira amanheceu sob neblina. Alguns focos retornaram e os bombeiros voltaram a trabalhar no lixão. 

As investigações estão sendo feitas através da secretaria de meio ambiente de Teresópolis. Enfim, o que está ocorrendo é um verdadeiro descaso das autoridades chamadas de competentes.

O post Teresópolis permanece sob a neblina de fumaça tóxica do lixão apareceu primeiro em Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui