Imagem por @shisuka / freepik

Doenças tidas como mentais ou emocionais, têm aparecido de forma  cada vez mais recorrente na sociedade. As causas que levam ao acometimento de transtornos dessa natureza são das mais diversas, de modo que não é possível definir uma só origem, entretanto, podemos dizer que um dos grandes motivadores da referida condição é a vida profissional. 

Atualmente, doenças mentais já estão entre as causas que mais geram afastamento das atividades de trabalho, condições, inclusive, que muitas vezes se originam no próprio ambiente profissional. Em suma, este cenário costuma ser pertinente em locais tóxicos marcados por diversos fatores como, cobranças excessivas, pressão constante, acúmulo de tarefas, abusos em geral, ameaças de demissão, dentre outros muitos exemplos semelhantes. 

A grande questão é que tais conjunturas do mercado laboral, contribuem fortemente para o aparecimento de transtornos de natureza psicológica ou psiquiátrica. Apesar do estigma direcionado a essas condições, o aparecimento de doenças mentais é algo preocupante que precisa ser olhado de perto com cuidado, atenção e tratamento. 

Muitos ainda direcionam seus entendimentos de doença, às patologias que atingem ao corpo físico, não compreendendo a real gravidade de enfermidades tidas como mentais. Aliás, muitas vezes os sintomas de quem sofre desses transtornos, podem ser somáticos, a exemplos de faltas de ar, diminuição da imunidade, redução de hormônios responsáveis pelo humor, entre outras problemáticas.  

Além dos prejuízos voltados ao trabalhador com a saúde mental danificada, a própria empresa também pode ser impactada pelas consequências destas conjunturas de vulnerabilidade. Neste âmbito, podemos citar a queda de produtividade, os longos períodos de afastamento dos funcionários adoecidos, comprometimento de um ambiente de trabalho, dentre outros exemplos. 

Diante do exposto, separamos 4 doenças de natureza mental ou emocional, que potencialmente podem surgir de más-condições de trabalho. Confira: 

4 doenças mentais relacionadas ao trabalho 

  • Ansiedade: se sentir ansioso, diante de algumas situações da vida, é algo perfeitamente normal, todavia, uma problemática mais série pode surgir diante da intensidade, e frequência em que as sensações aparecem. O acometimento de transtornos intensos de ansiedade, costumam estar ligadas a necessidade constante de se provar um bom funcionário e metas fora da realidade; 
  • Síndrome do Pânico: muitos definem essa condição, como um nível acima da ansiedade, caracterizado por crises intensas, em que geralmente é relatado uma grande perda de controle, ou até mesmo a sensação de que irá morrer. A condição pode se confundir com um ataque cardíaco, e no âmbito do trabalho, pode se desdobrar de diversos fatores estressores que costumam se repetir no ambiente laboral; 
  • Depressão: é uma doença que acomete milhares de brasileiros, já sendo comum que os sintomas tenham se originado no trabalho. Em suma, a condição conta com sintomas variados, difíceis de listar, de modo que torna-se essencial o acompanhamento profissional. Atualmente, a depressão é uma das maiores razões pelas quais, pessoas se afastam das atividades laborais; 
  • Síndrome de Burnout: por fim, temos uma condição intrinsecamente ligada ao trabalho, já sendo reconhecida como uma doença ocupacional. A síndrome está associada a um esgotamento intenso ou cansaço excessivo que atinge tanto o corpo quanto a mente. Em geral, ambientes competitivos que estimulam o acúmulo de tarefas e impõe metas inatingíveis, são fortes colaboradores para o aparecimento da doença.

O post Transtornos mentais que podem estar ligados ao trabalho apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui