O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou na noite desta sexta-feira (11) a isenção das tarifas sobre smartphones, computadores e alguns outros dispositivos eletrônicos da China. A medida, isenta esses produtos das taxas de 145%.

Os outros itens que também serão excluídos de todas as taxas, incluem: células solares, telas de TV, pen-drives e cartões de memória. Esses produtos representam aproximadamente US$ 100 bilhões em importações dos EUA proveniente da China em 2024.

Leia também: Tarifas de Trump disparam dólar e derrubam o real; o que deve acontecer

Motivações por trás da decisão

A decisão de isentar as taxas para esses produtos se deve por representarem parte significativa das importações da China para os EUA. Os eletrônicos dependem fortemente da cadeia de suprimentos chinesa e após a isenção das taxas, essa medida gera certo alívio para grandes empresas e consumidores americanos que estavam preocupados com os aumentos significativos nos preços.

Segundo a Reuters, a Apple acelerou os embarques vindos da Índia e chegou a fretar aviões para transportar cerca de 1,5 milhão de iPhones aos Estados Unidos, numa estratégia para contornar as tarifas impostas.

Impacto no mercado

Especialistas veem as isenções como um alívio temporário para o setor de tecnologia, mas alertam que a política comercial dos EUA permanece volátil. A falta de consistência nas tarifas pode dificultar os esforços para relocalizar a produção para os Estados Unidos devido aos altos custos envolvidos.

Leia também: Os prováveis impactos da Guerra Comercial EUA-China na busca de empresas estrangeira pelo Brasil

Leia mais:

O post Trump isenta das tarifas smartphones e computadores vindos da China; Entenda apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil