Você sabe, de fato, o que é o PGDAS? Caso você esteja querendo abrir uma empresa ou procurando saber mais sobre o Simples Nacional, muito provavelmente irá se deparar com essa sigla.
Inclusive, caso a sua empresa desenvolva alguma das funções que estejam enquadradas dentro desse modelo de arrecadação, conhecer mais sobre essa plataforma será um diferencial.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre o PGDAS Simples Nacional e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
1. O que é PGDAS-D do Simples Nacional?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”o PGDAS-D (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório) é um sistema on-line usado por empresas do Simples Nacional para calcular e declarar os impostos que devem pagar.
Nele, a empresa informa seu faturamento e o sistema já calcula o valor total dos tributos devidos. Depois disso, é gerado um boleto (DAS) para pagamento. Ele está disponível no Portal do Simples Nacional e deve ser preenchido todo mês para evitar multas e problemas com o fisco.
Basicamente, o PGDAS-D ajuda os empreendedores a calcular e declarar os impostos devidos mensalmente. Pelo sistema, o empresário informa as receitas obtidas no mês e, com esses dados, o sistema calcula automaticamente os impostos a serem pagos.
Ele gera um DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é o boleto com os valores devidos, para ser pago até o dia 20 de cada mês.
O objetivo do PGDAS-D é facilitar o processo, centralizando os tributos em um só documento e garantindo que as empresas optantes do Simples Nacional cumpram suas obrigações tributárias de forma simplificada. Portanto, confira mais detalhes em PGDAS-D e Defis – Simples Nacional.”
2. PGDAS da empresa: o que é e para que serve?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:“Agora que você já compreendeu o que é o PGDAS, fica mais fácil de entender para o que ele serve, bem como sua respectiva função, concorda?
Isso porque, como falamos anteriormente, ele serve para aquelas empresas que optaram pelo Simples Nacional e que, dessa forma, necessitam gerar o guia para que se recolham os impostos devidamente.
Além disso, é importante entender que o PGDAS-D é mais do que uma simples declaração; ele é considerado uma confissão de dívida. Isso significa que, ao preenchê-lo, a empresa está assumindo a responsabilidade de pagar os tributos conforme as informações fornecidas.”
3. Como funciona o PGDAS no Simples Nacional?
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: ”Nos tópicos anteriores, você conseguiu conferir o que é e para que serve o PGDAS. Agora, você verá, de fato, como ele funciona.
Afinal, precisamos reforçar que esse sistema serve às empresas que precisam gerar uma guia para recolher os seus impostos e que optaram pelo Simples Nacional.
Importante ressaltar isso, pois você verá, ao longo deste conteúdo, que nem todas as empresas necessitam acessar esse sistema. Em certos casos, como o MEI, existe outro programa que é mais indicado para essas funções, como você verá posteriormente.
Agora, quando a empresa opta pelo Simples Nacional, ela precisa do PGDAS, o qual, diga-se de passagem, recebe atualizações de forma anual pela Receita Federal. Assim, para utilizar o sistema, basta acessar o próprio site do Simples Nacional e inserir ou o certificado digital ou algum código de acesso.
Esse código, inclusive, você gera na própria página do Simples Nacional, basta informar o CPF de quem responde pela empresa, bem como o CNPJ da própria empresa.”
Como gerar o PGDAS?
Teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “PGDAS Simples Nacional [Guia]: o que é, como declarar e mais”. Disponível em:https://blog.esimplesauditoria.com.br/pgdas/. Por Leonel Monteiro em 19/03/2025.
O post Tudo sobre o PGDAS no Simples Nacional: entenda, declare e fique em dia com o Fisco! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil