O turismo brasileiro segue como um destino muito procurado pelos estrangeiros, movimentando toda uma cadeia produtiva composta por pequenos negócios, que vão desde a economia criativa, passando por segmentos como alimentação e restaurantes até hotelaria. Segundo levantamento do Banco Central, os visitantes de outros países gastaram US$ 7,341 bilhões por aqui em 2024. Esse valor é o maior em 15 anos, superando até o ano de 2014, quando o Brasil sediou Copa do Mundo.
Entre os motivos do bom resultado estão a retomada das viagens internacionais pós-pandemia e o câmbio do real em relação a outras moedas, como o dólar e o euro. Em dezembro do ano passado, também foi observada uma alta de 16% nos gastos, em relação ao mesmo mês de 2023. A expectativa é a continuidade do bom resultado em janeiro de 2025.
O Brasil é um destino único e merece ser visitado. Somos o único país com seis biomas diferentes, com um ecoturismo exuberante, uma costa cheia de opções de praias e uma diversidade cultural e gastronômica como nenhum outro país. O Sebrae está aqui para apoiar o setor turístico.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
Sebrae no Turismo
Para apoiar os municípios na criação e estruturação do turismo, o Sebrae desenvolve o programa Agentes de Roteiro Turístico (ART). A ação atendeu mais de 18,2 mil pequenos negócios mais de 700 municípios, com a promoção de 283 roteiros em 176 regiões e a oferta de 426 produtos turísticos. Em 2024, o Sebrae possibilitou a participação de 152 roteiros em encontros de negócios realizados em eventos de alcance nacional.
No mercado internacional, o Sebrae realiza, em parceria com a Embratur, o projeto Vitrine Visit Brasil. A ação tem como objetivo promover 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, atraindo turistas estrangeiros para colecionarem momentos únicos pelos quatro cantos do país.
Enquanto a Embratur atua para mostrar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara as micro e pequenas empresas (MPE) para proporcionar a melhor imersão aos turistas estrangeiros. O projeto possibilita o acesso dos pequenos negócios ao mercado internacional por meio da participação em feiras no exterior e com a promoção de famtours e press trips.
Fonte: SEBRAE
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