Imagem por @freepik / freepik

H3N2 é uma nova cepa do vírus influenza que vem alarmando o país, já que a população está sofrendo com sintomas fortes da gripe que são parecidos com a Covid-19. Segundo informações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga informou que a vacina contra esse novo vírus só chegará ao país em março, ele justificou que a demora se dá ao fato que o imunizante ainda precisa ser produzido.

O que vem chamando a atenção em todo o país é uma grande procura aos hospitais por causa da influenza H3N2 (uma variação genética da H1N1) que causa os seguintes sintomas: fiebre alta, tosse, inflamação na garganta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.

Contaminação

Para evitar a contaminação, você precisa ter os mesmos cuidados referentes a Covid-19, como usar máscara para evitar o contato com gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra, manter o distanciamento social, higienizar as mãos e também os ambientes.

Infelizmente a nova variação do vírus da gripe já causou óbitos, por isso a recomendação para que os brasileiros tenham um grande cuidado com a saúde, já que a vacina só chegará ao país no mês de março. 

O imunizante contra a H3N2 será composto pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B. Segundo informou o Instituto Butantan, a vacina trivalente deverá ser distribuída até o final de fevereiro.

Casos da gripe pelo país

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 224 novos casos de Influenza H3N2 nesta segunda-feira (3). Agora, o Paraná soma 262 diagnósticos positivos, com um óbito. A transmissão da doença é considerada comunitária – quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

A Secretaria Municipal de Saúde encerrou, nesta segunda-feira (3), a vacinação contra a gripe na cidade do Rio de Janeiro. A última remessa de vacinas foi recebida pelo Município no dia 10 de dezembro. Desde o início da campanha, mais de 2,9 milhões de doses foram aplicadas na cidade.  

Os casos de gripe na cidade do Rio nas últimas semanas reduziram consideravelmente. Nesta última semana, a queda no índice de pacientes que buscaram assistência na rede de urgência e emergência foi de 75% em relação ao início de dezembro, conforme informou a prefeitura do Rio de Janeiro.

A prefeitura de São Paulo informou que a vacina contra a gripe está disponível para todas as faixas etárias acima de seis meses de idade. As doses são destinadas às pessoas que não se vacinaram em 2021. Além disso, a campanha de vacinação contra a Covid-19 continua com aplicação de primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional (DA).

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves.

O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata. Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.

O post Vacina contra H3N2 chegará em março ao Brasil apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui