Vale do Panjshir, conheça a região onde se refugia a resistência ao Talibã

Vale do Panjshir, conheça a região onde se refugia a resistência ao Talibã

Na última semana, o Afeganistão tem vivido dias de alarde e desespero. A insegurança frente ao novo governo traz preocupações concretas para a população afegã. 

O grupo fundamentalista extremista tomou a capital Cabul e avança em todo o território afegão após a retirada das tropas norte-americanas da região. 

Vale do Panjshir 

O grupo extremista fundamentalista, Talibã, afirmou ter cercado a província do Vale do Panjshir nesta segunda-feira (23). 

O Vale do Panjshir é a única das 34 regiões provinciais que ainda mantém alguma resistência ao grupo extremista.

Além da luta contra a tomada de poder, a resistência da província conseguiu retomar o controle de mais três regiões na província de Baglhan.

O Vale é localizado em uma região montanhosa e ingrime, a localização causou dificuldades na década de 80 quando a União Soviética buscou ocupar conquistar o território.

A capital de Panjshir se localiza a 120 km de distância de Cabul, capital tomada pelo Talibã na semana passada. Os extremistas alegam querer negociar com a resistência ao invés de combater diretamente. 

Resistência afegã 

Ahmad Massoud, filho do famoso comandante Massoud e Amrullah Salleh, vice-presidente do Afeganistão, lideram a resistência que tem se formado na região montanhosa. 

Com a fuga do presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, Amrullah seria o legítimo presidente interino do país. 

Ahmad Massoud de 32 anos, vem recorrendo à imprensa internacional ocidental para solicitar ajuda para a resistência afegã que busca combater as forças do Talibã.

Salleh afirmou na última terça-feira (17), que “em hipótese alguma se curvaria” “aos terroristas do Talibã”. Em defesa do Afeganistão, alegou que os combatentes que resistem a invasão Talibã não se desmotivaram e solicitou “junte-se à resistência.”

O comandante Bismillah Mohammadi, deposto do cargo de ministro da Defesa, também se refugia na região. 

O líder da resistência, Ahamad Massoud é filho do comandante Massoud, conhecido como “Leão de Panjshir”, ficou famoso por sua atuação contra a invasão soviética ocorrida na década de 1980.

No ano de 2001, o comandante Massoud foi morto pela organização terrorista, Al Qaeda. 

O que tem acontecido no Afeganistão? 

Nas últimas semanas as forças invasoras organizadas pelo Talibã ganharam território e continuam avançando para a total tomada de controle do Afeganistão. 

Com a retirada das tropas norte-americanas, o caminho ficou livre para o grupo extremista. O presidente Ashraf Ghani abandonou o país na última semana, quando as tropas do Talibã se encaminhavam para a capital Cabul. 

A liderança do grupo Talibã afirmava querer uma rendição pacífica. Segundo o Ghani, sua fuga teria sido motivada pela preservação da vida ao evitar um banho de sangue na nação.

Em comunicado publicado na rede social Facebook, o presidente em fuga informou “o Talibã venceu… e agora é responsável pela honra, propriedade e autopreservação de seus compatriotas.”

O grupo extremista anunciou na semana passada por meio do porta-voz , Suhail Shaheen, que desferiu um “chamado ao presidente Ashraf Ghani” para que houvesse uma transição pacífica de governo. 

O post Vale do Panjshir, conheça a região onde se refugia a resistência ao Talibã apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui