A segunda etapa da consulta do dinheiro “esquecido” do Sistema Valores a Receber (SVR) que era para ser retomada em 2 de maio foi adiada pelo Banco Central. O adiamento ocorreu por causa da greve dos servidores do Banco Central (BC), suspensa em 19 de abril.
O BC estima que há cerca de R$ 8 bilhões em valores esquecidos, mas na primeira fase do serviço ficaram disponíveis cerca de R$ 4 bilhões para devolução. Questionada se já havia outra data para recomeçar, a entidade monetária afirmou que “o cronograma e as informações sobre a nova etapa do SVR serão divulgados oportunamente, com a devida antecedência”.
De onde vem o dinheiro esquecido do Banco Central?
- Contas-correntes ou poupança encerradas, com saldo disponível;
- Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas de maneira indevida;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
Como acessar o sistema do Banco Central?
Siga os seguintes passos:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada antes;
- Faça o login e consulte alguma das opções: valor a receber, a instituição que deve devolver o valor ou a origem do dinheiro esquecido;
- Para receber pelo Pix, clique em “Solicitar por aqui”. Para escolher a instituição para receber o valor, clique em “Solicitar via instituição”.
Novas regras do valores a receber
O Sistema Valores a Receber estabeleceu novas regras para nova fase de resgate aos valores. Confira quais são:
- Não será preciso realizar agendamento. O resgate do dinheiro já pode ser solicitado na primeira consulta.
- As pessoas que não tinham dinheiro a receber deve consultar novamente o sistema. A plataforma foi atualizada e terá novas informações repassadas pelas instituições financeiras, então o cidadão poderá ter valores a receber.
Como está a greve dos servidores do Banco Central?
Quanto à greve, os servidores do BC decidiram, em assembleia realizada na semana passada, manter a paralisação por tempo indeterminado. A greve havia sido retomada no dia 3 de maio, após a suspensão em 19 de abril. A categoria reivindica reajuste salarial de 27% para repor as perdas inflacionárias nos últimos três anos sem aumentos.
A primeira fase de consultas se encerrou no dia 16 de abril, com a repescagem de valores esquecidos por brasileiros que haviam perdido o prazo para resgate. Na ocasião, eles puderam reagendar uma nova data para recuperar o dinheiro.
Portanto, devido a este movimento por parte dos servidores, o Banco Central ainda não estipulou uma nova data para o resgate dos valores. Resta ao cidadãos, aguardarem novas informações.
O post Valores a receber dos bancos ainda sem data para recomeçar apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui