Foto: Reuters / Jomathan Ernst / Direitos Reservados / Agência brasil

Nesta quarta-feira (11), a imprensa americana noticiou que os advogados do presidente americano Joe Biden, descobriram um lote de documentos confidenciais da época que ele foi vice-presidente, na quinta-feira, foi detalhado por um dos advogados que os papeis estavam em uma garagem da casa de Biden em Delaware.

Dois dias antes, na segunda-feira (9), vários documentos confidenciais da mesma época, também foram descobertos em um escritório particular do democrata.

Quando o serviço governamental termina, os titulares de cargos federais são obrigados por lei a renunciar a documentos oficiais. Richard Sauber, conselheiro especial do presidente afirmou em um comunicado que a “Casa Branca está cooperando com os Arquivos Nacionais e o Departamento de Justiça em relação à descoberta”.

Leia Também: AGU não representará Bolsonaro em inquérito sobre interferência na PF

Documentos descobertos em novembro de 2022

Em novembro de 2022, quando os advogados pessoais do presidente estavam empacotando arquivos guardados em um armário trancado, num escritório privado usado por Biden em meados de 2017 a 2020, eles também descobriram alguns documentos.

No mesmo dia da descoberta, a Casa Branca notificou o Arquivo Nacional, que buscou os papéis na manhã seguinte. Ainda não se tem informações a que pertencem os documentos ou por que estavam lá.

O conselheiro especial do presidente, ressalta que, os documentos não foram objeto de qualquer solicitação ou consulta prévia por parte do Arquivo.

Os advogados pessoais do presidente, vem cooperando desde então com os Arquivos e o Departamento de Justiça para garantir que todos os registros do governo Obama-Biden, sejam entregues e estejam adequadamente na posse dos Arquivos.

Leia Também: Governo vai retomar o programa habitacional Minha Casa Minha Vida

Investigação sobre o caso

O Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação sobre o caso. De acordo com o jornal Washington Post, o FBI também está participando do inquérito. A Casa Branca não respondeu aos questionamentos sobre quando Biden foi informado sobre a descoberta e por que esperou mais de dois meses para divulgar a informação.

Após a revelação da Casa Branca, Biden afirmou que desconhece o conteúdo dos documentos confidenciais. “Meus advogados não sugeriram que eu perguntasse sobre o que eram os documentos. Entregaram as caixas ao Arquivo e estamos cooperando com a investigação”, destacou. “Fui informado sobre essa descoberta e fiquei surpreso ao saber que há registros do governo que foram levados para aquele escritório.”

Por lei, titulares de cargos federais nos EUA devem devolver documentos oficiais e os classificados quando o seu governo termina.

O post Vários documentos confidenciais são descobertos em escritório privado de Biden apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui