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O mundo digital e o físico estão cada vez mais emaranhados. A tendência é que, com o metaverso – tecnologias que envolvem realidade virtual, aumentada e inteligência virtual –, se dissolva a última fronteira e se promova uma revolução imersiva, com novas formas de se relacionar, interagir e consumir bens e serviços. 

Uma área vai estar no centro desta transformação: o marketing. A profissão, que soube incorporar as tecnologias para se reinventar, vai ser fundamental na criação de ações e estratégias que vão gerar novas experiências. É uma inteligência essencial dentro das organizações, com diversas áreas de atuação e carreira promissora.

O que é marketing?  

O marketing está presente no cotidiano de forma tão sutil que, muitas vezes, é imperceptível. Ao caminhar pela cidade, ver uma novela, escutar um podcast, fazer uma pesquisa no Google, visualizar as cores de uma lanchonete de fast-food, em qualquer uma dessas situações, você será impactado pelo marketing. É tão antigo que, de diferentes formas, se mistura com a história da humanidade.

Não se pode definir um único conceito. O norte-americano Philip Kotler, referência no campo, define de forma ampla: “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” Mais que a venda de produtos ou serviços, o objetivo de uma marca deve ser gerar valor.

Influenciado pelas transformações tecnológicas, o marketing tem uma ligação íntima com o digital. A internet é um campo vasto de atuação. Confira as áreas que estão em alta e como se preparar para aproveitar as oportunidades do mercado. 

Inbound marketing

Traduzindo de forma aberta, o termo pode significar “marketing de atração”. É o conjunto de estratégias utilizadas para fisgar o público-alvo com conteúdo relevante. Para se conectar com as pessoas, a empresa utiliza, por exemplo, o mecanismo de busca do Google, análise de SEO e mídias sociais.  

Conteúdo específico e autoral é elaborado para despertar interesse e direcionar para o site, blog ou outras plataformas. Nesse ambiente, é construído um trabalho de relacionamento. Com a audiência estabelecida, a empresa se torna autoridade no segmento, o que impacta na decisão de compra. Como diz Kotler, “já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los”. Clientes satisfeitos são a melhor propaganda de uma marca. 

Uma estratégia muito utilizada é fornecer um conteúdo de valor gratuitamente, como baixar um e-book ou ver um vídeo, em troca de informações pessoais, como o e-mail do cliente. A pessoa que foi fisgada se converte em um potencial cliente.

Estratégias de SEO (Search Engine Optimization)

O especialista em SEO traça estratégias de otimização de um site ou blog para ter mais relevância nos mecanismos de busca, como o Google. O planejamento adequado de conteúdo, a divisão por tópicos e a seleção eficiente das palavras-chave mais utilizadas pelo público na procura de um assunto podem colocar a empresa no topo do ranking da busca orgânica. Ao atrair mais tráfego, a marca ganha mais visibilidade e pode ampliar as vendas. 

Social media

Profissional que realiza a gestão dos perfis da empresa nas mídias sociais, com atribuições como planejamento de conteúdo, atualização, agendamento de postagens, monitoramento, respostas às dúvidas e relacionamento com os seguidores. 

Marketing de conteúdo

O criador de conteúdo é responsável por planejar, elaborar e transmitir a mensagem da marca ou do produto de forma relevante e criativa, para despertar a atenção do público-alvo. O conteúdo é disponibilizado em múltiplas plataformas, por meio de e-books, vídeos, textos, infográficos, podcasts e outros formatos. 

Ao manter a pessoa engajada, com publicações que agregam valor, a marca fica no radar do cliente, que pode decidir por uma compra futura. A constância com qualidade se reverte em autoridade. O profissional que assume essa função precisa ter uma visão macro, entender as estratégias de SEO e conhecer profundamente o perfil do consumidor, com suas preferências, objetivos, desejos e necessidades. 

Consultoria

Outra forma de atuação é como consultor de empresas na análise dos pontos fortes e de melhoria, principalmente na comunicação, para fortalecer a imagem do negócio e atingir metas específicas. O profissional é contratado por demanda, para projetos pontuais, e precisa ter amplo conhecimento de divulgação, neuromarketing, estratégia, conversão de leads, SEO, planejamento de ações e outros assuntos, para auxiliar as marcas a alcançarem seus objetivos. 

Aprendizado constante

O marketing tem um campo vasto de atuação: das tradicionais pesquisas e vendas até a exploração do ambiente hiper-realista e imersivo do metaverso. Mas não basta se interessar por tecnologia ou ter familiaridade com as mídias sociais para ser um bom profissional. A carreira exige habilidades como interesse pelo aprendizado constante, criatividade, facilidade de adaptação, visão estratégica, disposição para trabalhar em equipe e capacidade de gerenciar crises. Para ter sucesso na área, é preciso ter uma boa formação, e a pós-graduação em marketing é uma ótima opção para quem já possui outra graduação. Para quem tem a vida corrida e precisa de flexibilidade, a vantagem é que existem cursos online que a pessoa pode ver de onde estiver e no horário que puder, com economia de deslocamento e liberdade.

Fonte: Jornal Contábil
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