Independente do tipo de negócio ou setor de atuação, todas as empresas acabam esbarrando no mesmo desafio: a captação de novos clientes.
Conquistar um novo consumidor requer investimento de tempo e dinheiro e é exatamente por isso que encontrar novas formas para o fechamento de negócios é tão importante. A grande maioria das empresas está constantemente em busca de:
- Novas fórmulas para captação de leads;
- Boas estratégias para diminuir o custo de aquisição de clientes;
- Formas de encontrar leads mais qualificados.
Se superar esses desafios também faz parte da sua rotina, neste texto vamos apresentar alternativas para potencializar os seus resultados na captação de novos clientes.
Mas antes de partirmos para as dicas, vamos nos aprofundar no perfil do novo consumidor, para entender como eles se relacionam com as marcas.
O novo consumidor
Os consumidores estão em constante transformação e cabe às marcas acompanhar essas mudanças para que a experiência deles seja sempre positiva.
As pessoas vivem uma rotina cada vez mais acelerada, tanto profissional quanto pessoal. Com pouco tempo livre para qualquer interação que não esteja planejada, fica cada vez mais difícil para as empresas conseguirem impactar seus potenciais clientes.
Em um mercado tão volátil só existe uma forma de alcançar os resultados esperados: conhecendo os seus consumidores profundamente.
Antes de traçar qualquer estratégia de aquisição de novos clientes, é preciso saber quem são eles, quais são suas necessidades, desejos e expectativas. Além disso, é preciso compreender como acontece a jornada deles com a marca, para que a experiência seja positiva desde o primeiro momento.
Tendo um perfil de cliente ideal traçado e uma jornada de consumo bem estruturada é o momento de pensar na melhor estratégia para atrair novos consumidores.
Confira abaixo 5 dicas para conquistar novos clientes
Excelência no atendimento para conquistar novos promotores
Uma das formas mais eficazes de conquistar organicamente mais espaço no mercado é tendo clientes promotores.
Os promotores são aqueles que, segundo o resultado de uma pesquisa NPS, estão tão satisfeitos com a experiência gerada pela marca, que têm grande probabilidade de indicá-la.
Quando você está pensando em adquirir um novo produto ou serviço, o que te chama mais atenção: Uma empresa realizando uma campanha de marketing onde listar suas qualidades; ou a empresa que um amigo recomendou ser excelente?
Quando alguém em quem confiamos nos indica algo, a probabilidade de realizar a compra é muito maior. Por isso, oferecer uma experiência de relacionamento digital incrível para os seus clientes é uma excelente estratégia para conquistar novos negócios.
Se você está se perguntando o que configura uma experiência incrível, isso vai variar de acordo com cada perfil de cliente. No entanto, podemos tratar como universais situações como:
- Nunca deixar o cliente esperando por atendimento;
- Oferecer uma excelente experiência de compra;
- Resolver sua demanda ainda no primeiro contato;
- Oferecer um suporte eficaz;
- Estar presente nos canais de comunicação mais acessíveis para os clientes;
- Não impor barreiras de interação.
Fazendo isso, sua marca certamente conquistará mais promotores, e consequentemente irá atrair mais clientes dentro do perfil ideal.
Chatbot para marketing
Quando o assunto é atrair leads e, consequentemente, captar novos clientes, uma excelente campanha de inbound marketing é sempre uma boa ideia. Ou seja, construir um material rico, uma landing page focada em conversão, e então qualificar e abordar os leads interessados.
No entanto, em alguns casos a taxa de conversão acaba não sendo satisfatória. Mas você já imaginou fazer isso de forma conversacional? Com a ajuda de um chatbot isso é possível.
Ao invés de disponibilizar um formulário fixo, você pode coletar as informações do usuário em uma conversa, e no final, o robô oferece o material mais adequado para aquela pessoa. A personalização da comunicação trará muito mais chances de conversão, bem como, deixará uma excelente primeira impressão do início da jornada do lead com a marca.
Captação de clientes pelo WhatsApp
Em muitos casos a falta de resultados efetivos para a campanha de atração de novos clientes, não diz respeito à estratégia utilizada, mas sim ao canal.
Sabemos que o e-mail é um dos meios mais utilizados para prospecção e nutrição de leads. Porém, dependendo do público com o qual você deseja se relacionar, ele pode não ser a melhor opção.
O WhatsApp é um dos canais de comunicação mais democráticos que existem. Ele possui mais de 2 bilhões de usuários ativos, e já se tornou uma importante ferramenta de relacionamento entre marcas e pessoas.
O aplicativo possui diversas funcionalidades que fazem com que ele contemple toda a jornada do consumidor, desde a prospecção até a venda. Por isso, o canal é tão efetivo quando se trata de atrair novos clientes.
Você pode configurar campanhas de atração de leads através da construção de listas de transmissão, e impactar pessoas altamente qualificadas de acordo com o seu objetivo.
Instagram para captação de novos clientes
Falando em explorar novos canais, se você busca impactar um público mais jovem, uma boa ideia é migrar sua estratégia de atração de clientes para o Instagram.
A rede social se desenvolve cada vez mais para oferecer uma boa experiência para os usuários. A última grande atualização, foi a abertura oficial da API do Instagram, possibilitando que as empresas façam integrações com suas plataformas de atendimento.
Isso permite que as marcas estabeleçam uma comunicação mais efetiva, ágil e organizada com os consumidores através do aplicativo.
Com isso, é possível realizar o lançamento de materiais por lá, e dar continuidade nas conversas através da DM do instagram, potencializando as chances de conversão.
Comunicação mais ágil para conquistar novos consumidores
Uma das piores situações para uma estratégia de captação de leads é quando o consumidor se interessa pela marca e decide entrar em contato, mas demora para ser respondido.
Essa situação faz qualquer um desistir de seguir a jornada de compra, e para que ela não aconteça é preciso pensar em estratégias para agilizar a comunicação.
O Digital First é uma das estratégias mais indicadas para isso, pois além de ser fácil de colocar em prática, ele garante mais agilidade e assertividade às interações.
Ela funciona da seguinte forma: você organiza os canais de comunicação do mais barato para o mais caro, de acordo com a criticidade da demanda de cada pessoa. Com isso, os consumidores entram sempre em contato direto no canal mais assertivo para ele.
A organização mais indicada é a seguinte: auto atendimento, atendimento automatizado, atendimento humano via chat e atendimento humano via telefone.
Desta forma as questões mais simples são resolvidas nos primeiros canais e somente as demandas mais complexas chegam ao atendimento telefônico, que costuma ser o mais caro da operação.
Com isso, você garante que todos os leads e clientes sejam atendidos com máxima agilidade, aumentando as chances de conversão e de retenção dos atuais clientes ao mesmo tempo.
Enfim, até aqui nós vimos a importância de planejar a experiência do cliente para que eles virem promotores da marca, possibilidades de novos canais para atração, prospecção e nutrição de leads, o impacto da inteligência artificial na captação de novos clientes e uma nova possibilidade de estratégia
Gostou das dicas? Lembre-se sempre: o mais importante é conhecer profundamente o seu público e implementar estratégias que façam mais sentido para eles.
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Fonte: Jornal Contábil
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