Veja as características e exemplos de nichos das Empresas do Futuro

As empresas do futuro não se resumem às startups disruptivas e inovadoras.

Negócios estabelecidos em mercados tradicionais também podem se modernizar, se alinhar às tendências e antecipar mudanças que estão por vir.

Alguns setores, claro, notadamente estarão em destaque e oferecerão muitas oportunidades de negócio, como a mobilidade elétrica, energia renovável e empresas de Inteligência Artificial (IA).

Ao longo deste artigo, conheça as características e os principais nichos de mercado nos quais estão inseridas as empresas do futuro.

  • O que são empresas do futuro?
  • Como serão as empresas do futuro?
    • 1. Negócios cada vez mais digitais
    • 2. Gestão ágil e flexível 
    • 3. Cultura da inovação
    • 4. Sustentabilidade e responsabilidade social
    • 5. Personalização e foco no cliente
  • Exemplos de empresas do futuro
    • Inteligência Artificial
    • Energias renováveis
    • Mobilidade elétrica
    • Educação e aprendizagem
  • Como preparar sua empresa para o futuro?
    • Antecipação às tendências
    • Abrace a transformação digital
    • Cultive parcerias estratégicas

O que são empresas do futuro?

Empresas do futuro são organizações que se adaptam e se preparam para enfrentar os desafios e oportunidades proporcionadas pela evolução tecnológica e transformações de mercado.

São negócios que atuam na vanguarda da inovação, aproveitando-se de tecnologias emergentes e de novos modelos de negócio.

Em geral, são criadas por empreendedores com visão de futuro, que buscam compreender como serão as demandas de determinado mercado. 

Uma empresa do futuro do segmento de logística, por exemplo, pode ter muito mais inteligência artificial e muito menos intervenção humana nas funções operacionais. 

Uma empresa de contabilidade, idem. 

contabilidade digital é um exemplo de como os mercados mudam e é preciso estar atento às transformações.

O que antes era estratégico (a assessoria contábil, por exemplo) se transformou em commodity de baixo custo.

As empresas do futuro, como podemos ver, não se restringem aos negócios radicalmente inovadores que criam soluções para demandas que sequer existam.

São aquelas que conseguem, dentro do seu universo de atuação, entender as transformações do mercado e se posicionar com foco no longo prazo.

Como serão as empresas do futuro?

As empresas do futuro serão caracterizadas por uma série de elementos fundamentais, dentre os quais podemos destacar:

1. Negócios cada vez mais digitais

A transformação digital é uma realidade em todos os setores e segmentos de negócio, do delivery de comida às transações comerciais globais.

As empresas do futuro compreendem sua importância e adotam tecnologias de ponta, como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e realidade virtual.

O objetivo é otimizar os negócios, melhorar a eficiência operacional, proporcionar boas experiências aos clientes e aumentar a lucratividade.

2. Gestão ágil e flexível 

No universo startup, há dois conceitos que podem ser adaptados a qualquer empresa com visão de futuro: gestão enxuta e pivotagem.

A ideia é criar mecanismos que tornem os processos mais ágeis, capazes de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Nesse contexto, além de adotar estruturas flexíveis e processos eficientes, as empresas do futuro devem ter a capacidade de “mudar de rota”, caso identifiquem mudança de tendência.

3. Cultura da inovação

No âmbito interno, as empresas do futuro devem também cultivar a inovação, encorajando a criatividade, a experimentação e o aprendizado contínuo entre as equipes.

Para isso, precisam de uma liderança capaz de incentivar os colaboradores a propor ideias, aprender com eventuais erros e serem autogerenciáveis.

4. Sustentabilidade e responsabilidade social

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) também representa muito para as empresas do futuro. 

Sem um comprometimento real com a sustentabilidade ambiental e social, dificilmente algum negócio terá sucesso em uma sociedade cada vez mais consciente. 

Uso racional de recursos naturais, a diversidade e inclusão e a adoção de práticas de governança são pilares essenciais ao crescimento no longo prazo.

5. Personalização e foco no cliente

A análise de dados dentro de uma estratégia de gestão inteligente dos negócios ajuda muito na compreensão das necessidades dos clientes.

As empresas do futuro certamente precisarão cada vez mais focar no cliente para oferecer a ele a melhor experiência, sobretudo em um cenário em que não há barreiras para a concorrência.

Veja as características e exemplos de nichos das Empresas do Futuro
Imagem: yuriarcurspeopleimages / freepik

Exemplos de empresas do futuro

Agora que você sabe as características das empresas do futuro, confira a seguir alguns exemplos reais de organizações e setores que podem proporcionar ótimas oportunidades de negócio.

Inteligência Artificial

As empresas de Inteligência Artificial (IA) estão nos holofotes, principalmente após o lançamento do ChatGPT

A evolução da IA, de fato, é algo revolucionário, com potencial para alimentar diversas cadeias produtivas nos mais diferentes setores e segmentos.

Além da OpenAI, que até 2022 era praticamente desconhecida, outras empresas do futuro do segmento IA são:

  • DeepMind, empresa de pesquisas inovadoras em IA e aprendizado de máquina
  • NVIDIA: especializada no desenvolvimento de componentes eletrônicos — em junho de 2023 alcançou a marca histórica de US$ 1 trilhão em valor de mercado
  • IBM Watson: processamento de linguagem natural
  • UiPath: processos robóticos.

Energias renováveis

A energia renovável também está no radar das empresas do futuro que buscam meios de promover a transição da nossa matriz energética.

No Brasil, a energia solar fotovoltaica, por exemplo, já atingiu 18 GW de capacidade instalada. 

Nesse setor, alguns exemplos de empresas do futuro que servem como inspiração são:

  • SolarCity: subsidiária da Tesla especializada na instalação e manutenção de sistemas solares residenciais e comerciais
  • First Solar, especializada na fabricação de painéis solares de filme fino
  • Vestas Wind Systems, uma das principais empresas de energia eólica do mundo.

Mobilidade elétrica

O setor de mobilidade e transporte também passa por uma transformação importante, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças de hábitos dos consumidores.

Trata-se de um setor no qual as empresas do futuro têm muitas oportunidades, desde o desenvolvimento de veículos autônomos a sistemas de transporte inteligentes. 

Alguns exemplos de empresas atuantes nesse setor são:

  • Tesla, uma das empresas mais conhecidas e influentes no setor de mobilidade elétrica
  • BYD, empresa chinesa que se destaca na fabricação de veículos elétricos
  • Polestar, marca de veículos elétricos de alto desempenho do grupo Volvo.

Educação e aprendizagem

A educação também tem espaço para empresas do futuro focadas em formar e capacitar profissionais frente às demandas de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico.

As soluções incluem plataformas de cursos online, tecnologias de realidade aumentada e de educação personalizada. 

Alguns exemplos de empresas do futuro que estão revolucionando o setor educacional são:

  • Plataforma AZ: oferece materiais educacionais e recursos pedagógicos para escolas, professores e alunos
  • Descomplica: plataforma online de ensino que oferece aulas ao vivo, videoaulas gravadas, exercícios e materiais de estudo para alunos do ensino médio e pré-vestibular
  • Hotmart: plataforma que permite a criação, venda e distribuição de cursos online, os chamados infoprodutos.

Como preparar sua empresa para o futuro?

Tornar-se uma empresa do futuro requer uma abordagem estratégica e proativa para se adaptar às mudanças tecnológicas, às demandas dos clientes e às tendências de mercado.

Mesmo que seu negócio não seja de tecnologia e seu core business não esteja relacionado diretamente ao universo digital, você precisará deles para se manter competitivo. 

Nesse contexto, atente-se aos aspectos fundamentais, como os elencados a seguir.

Antecipação às tendências

Prever o futuro é um exercício repleto de incertezas, mesmo que você tenha à disposição ferramentas avançadas de análise de dados. 

Mesmo assim, é importante compreender as tendências gerais e específicas do seu mercado em diferentes horizontes de tempo para se posicionar. 

Esteja aberto a novas tecnologias e dedique-se a atender as transformações sociais que podem impactar o seu setor.

Abrace a transformação digital

Para estar entre as empresas do futuro, inevitavelmente você precisará incorporar a transformação digital nos processos e operações do seu negócio.

Use a tecnologia a seu favor e automatize rotinas de forma a ganhar eficiência operacional, reduzir a estrutura de custo e aprimorar a experiência do cliente.

Cultive parcerias estratégicas

Explore também a colaboração com outras empresas e organizações, tanto dentro quanto fora do seu setor.

Ao compartilhar recursos e conhecimentos, pode ser que você descubra novas oportunidades em mercados que nem imaginava.

Vale ressaltar que cada negócio é único e a jornada para se tornar uma empresa do futuro tem desafios diferentes e inesperados.

Portanto, esteja disposto a evoluir, a se adaptar e a aproveitar as oportunidades que certamente aparecerão.

Por: Jean

Original de Contabilix

O post Veja as características e exemplos de nichos das Empresas do Futuro apareceu primeiro em Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui