Estudo recente da Opinion Box revelou que a presença das empresas no Tik Tok vem sendo percebida positivamente pelos usuários, com 56% dos entrevistados afirmando seguir alguma marca ou empresa na rede social e 66% concordando que o aplicativo é capaz de aproximar pessoas e organizações.
O crescimento da plataforma que chegou no país apenas em 2018 demonstra mais um espaço promissor para marcas e empresas divulgarem seus serviços e produtos de forma leve e descontraída. “O TikTok tem se configurado como uma das principais plataformas para social commerce, principalmente por meio de live commerce, ou seja, lives em que as marcas vendem e apresentam branded content usando influenciadores”, destaca Paulo Pereira, CEO da Desbrava Data, plataforma SAAS de monitoramento e gerenciamento de dados nas redes sociais.
Para auxiliar marcas e empresas a crescerem nessa rede, Paulo Pereira traz cinco dicas e estratégias para viralizar no TikTok.
1. Siga as tendências atuais
Tenha certeza de que você está aproveitando ao máximo a tendência no momento: sons virais, memes, desafios e hashtags. “Utilizar as tendências mais populares no TikTok como base para a produção de conteúdo criativo pode realmente ajudar a diferenciar sua marca. Contudo, para estar atento às tendências, não basta apenas um olhar clínico e antenado. Utilizar ferramentas que analisem e acompanhem a rede social é crucial para pensar e executar estratégias bem-sucedidas”, alerta o CEO.
Um exemplo de ferramenta que pode facilitar um planejamento mais assertivo é a Análise de Perfis e Hashtags, oferecido pela Desbrava Data na sua ferramenta de Social Analytics. Ela é uma das primeiras soluções brasileiras a trazer o monitoramento de perfis e hashtags do TikTok para o mercado. Esta solução traz diversos insights relacionados aos seguidores, views, likes e a evolução de engajamento e do perfil. Em relação às hashtags, indica, entre outras informações, os perfis que mais estão usando determinada hashtag, top posts e posts mais recentes que também a estão usando.
“Todas essas informações direcionam as estratégias de divulgação e a criação de conteúdo, para que estejam alinhados aos resultados pretendidos”, reforça o executivo.
2. Aumente a autoridade de sua conta
O raciocínio é simples: um vídeo tem muito mais probabilidade de se tornar viral se vier de uma conta confiável e de qualidade. Isso significa fazer envios consistentes e regulares ao longo do tempo, demonstrando a confiabilidade de sua conta na plataforma.
Certifique-se de limitar o número de vezes que você remove vídeos, pois isso indica ao algoritmo que você tem tendência a lançar conteúdo de baixa qualidade.
Outra forma de fazer isso é não repostar conteúdo. O algoritmo do TikTok tende a sinalizar como conteúdo de baixa qualidade, reaproveitado. Além disso, o conteúdo que funciona em uma rede social não necessariamente funcionará em outra. Os usuários do TikTok desejam consumir conteúdo nativo e orgânico da plataforma.
3. Reforce e impulsione o seu conteúdo
Se você tem um vídeo que começa a ganhar força é essencial reforçá-lo e rápido! Publique novamente, responda e crie vídeos adicionais imediatamente. “A velocidade e a variedade de engajamento são importantes no TikTok, fazendo com que os usuários ajudem o conteúdo a ser visto cada vez por mais pessoas. Acompanhe esse vídeo rapidamente com novos conteúdos para maximizar seu alcance e continuar construindo essa autoridade”, orienta Pereira.
Uma ótima maneira de impulsionar peças de conteúdo envolvente é usar influenciadores ou interagir com eles. Os influenciadores têm suas próprias comunidades de fãs no aplicativo e, ao contar com a ajuda deles para enfrentar o seu desafio ou ideia usando uma hashtag, você pode acessar centenas de milhares de usuários que ainda não conheciam o seu perfil.
4. Faça vídeos curtos
O ideal é que seus vídeos tenham de 10 a 15 segundos no total, para maximizar o tempo de exibição e as taxas de conclusão. Essas métricas realmente importam no TikTok e mostrarão ao algoritmo que vale a pena compartilhar seu vídeo para um número maior de usuários.
5. Use promoções cruzadas para envolvimento extra
Se sua empresa já possui uma base de fãs existente em outra plataforma, use isso a seu favor. Compartilhe seus novos vídeos com essas outras plataformas e direcione o tráfego de volta para sua conta do TikTok. Se você não tem um número considerável de seguidores, isso ainda pode ser alcançado com a ajuda de influenciadores – algo que é muito poderoso para levar seu conteúdo a níveis virais.
“Alguns novos compartilhamentos poderosos recebidos logo após a publicação aumentarão a velocidade com que você recebe engajamento, além de aumentar a variedade de engajamento que seu conteúdo atrai. Esses são dois fatores críticos para impulsionar o desempenho no algoritmo TikTok. Tudo se resume a velocidade e diversidade de engajamento. Um vídeo de resposta (como um dueto) é realmente valioso – mais do que um like ou um comentário. Portanto, crie conteúdos incentivando uma resposta. O espírito de comunidade é tudo”, finaliza o CEO.
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Fonte: Jornal Contábil
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