Com o desenvolvimento dos colaboradores millennials (Y) e a chegada da geração Z ao ambiente de trabalho, a área de Recursos Humanos precisa se preparar para promover uma gestão assertiva entre os novos públicos de profissionais.
Para que isso aconteça, é fundamental refletir sobre o conceito de cultura organizacional.
Afinal, essa iniciativa responsável por definir ações, práticas, políticas e comportamentos dentro das empresas é essencial para atrair, reter e engajar talentos.
De acordo com Maria Fernanda Meireles, Head de Pessoas e Cultura na Allya, o desafio de atrair e reter uma nova geração apresenta maior complexidade em um período de pandemia.
“De maneira resumida, a cultura é tudo o que se vive na organização. Portanto, o engajamento da equipe com a marca corre risco caso não se siga a estratégia, o que é mais fácil de acontecer hoje em dia, já que com o trabalho remoto perceber a teoria ser colocada em prática exige um pouco mais de sensibilidade”, afirma.
Do ponto de vista da executiva, os colaboradores Y e Z são mais exigentes e apresentam perfis diferenciados.
“Este público está ligado a tecnologia, relações humanas e bem-estar. Ou seja, preferem um ambiente leve e flexível, onde conseguem atuar em que acreditam. Por esta razão, o RH precisa flexibilizar seus modelos organizacionais e tornar o contato com os colaboradores mais próximo, amenizando as burocracias”, pontua.
Para quem deseja se aprofundar na temática, Maria Fernanda listou algumas dicas.
Veja abaixo:
Aumente as conexões
Invista em ações que ajudem a equipe a gerar relacionamentos saudáveis e com trocas de experiências.
Neste contexto, workshops, plataformas de comunicação corporativa, rodas de conversa e happy hour são ótimos investimentos.
Desenvolva a liderança
O líder é a principal figura na disseminação da cultura organizacional.
Portanto, a liderança precisa estar próxima aos colaboradores e passar confiança para a equipe, além de se mostrar disposto a ouvir esses funcionários a fim de tomar providências que tornem o dia a dia do time mais agradável.
Experiências
Atualmente, os profissionais consideram fatores além do salário no momento de permanecer ou trocar de emprego, valorizando recompensas e novas experiências.
Diante desse contexto, os pacotes de benefícios corporativos são uma boa alternativa, visto que proporcionam um apoio a toda a jornada de vida do colaborador, que pode contar com um auxílio financeiro para realizar atividades relacionadas à educação, lazer, bem-estar físico e emocional.
Seja amigo da tecnologia
Enquanto os millennials entraram em contato com a tecnologia ao longo dos anos, a geração Z já nasceu em um ambiente digital.
Por esta razão, esse público valoriza um ambiente de trabalho que dê abertura a novas ferramentas e processos inovadores.
Priorize o feedback
Como as novas gerações preferem processos ágeis, o feedback contínuo em um curto período de tempo, é uma boa alternativa de gestão desse público, principalmente em um contexto em que a distância da equipe de trabalho prevalece.
Dessa maneira, procure conversar com os colaboradores entre uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Para mais informações, acesse.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
O post Veja como criar uma cultura organizacional para atrair e reter a nova geração apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui