O planejamento de estoque é essencial para todo tipo de empresa que deseja se consolidar no mercado e obter resultados de vendas positivos. Esse controle facilita a gestão da empresa e mantém a organização dos produtos armazenados.
Assim, é importante estar atento para evitar problemas no estoque e no processo de compra dos consumidores. Quando essa atividade é ignorada, é provável que a loja enfrente certos contratempos e problemas que afetam a sua reputação e reconhecimento no mercado.
Quer aprender a fazer um planejamento de estoque para seu e-commerce? Continue a leitura e confira tudo sobre o assunto!
O que é planejamento de estoque?
Fazer um planejamento de estoque significa mantê-lo abastecido conforme a demanda da sua loja virtual e monitorar as operações da sua empresa, pensando em evitar desperdícios de dinheiro e acúmulo de produtos que não vendem.
Essa atividade pode ser realizada com base no histórico de vendas e mercadorias do seu negócio. Pois assim, é possível identificar quais produtos vendem mais e menos, além de determinar o período em que o estoque deve ser reabastecido.
Portanto, manter um controle do seu estoque deve ser uma tarefa constante na rotina dos lojistas e empreendedores. Nesse momento, é importante desenvolver um plano eficiente e que inclua todos os dados necessários para uma boa gestão.
Se você costuma comprar mercadorias sem base em dados e informações de vendas e das necessidades dos seus consumidores, é interessante rever essa forma de administrar sua empresa. Futuramente, esse modelo de gerenciamento pode resultar em falhas e prejuízos para seu negócio. No caso de um restaurante, por exemplo, a compra excessiva de suprimento pode se resolver em alimentos estragados e fora da validade.
Mas fique tranquilo! Confira abaixo como fazer um bom planejamento de estoque!
Como fazer um planejamento de estoque?
Uma gestão de estoque eficiente e de qualidade começa com um bom planejamento. Então, aprenda como realizá-lo!
Faça o planejamento de estoque a partir da projeção da demanda
Ao analisar seu histórico de vendas, é possível trabalhar a previsão das demandas do seu empreendimento. Desse modo, é possível fazer uma compra mais direcionada, com produtos que saem mais rápido e evitar que faltem produtos no estoque. Logo, as suas vendas são maiores, como os lucros e o giro de capital também.
Além disso, planejar a compra de produtos para vender na sua empresa permite negociar descontos e prever a chegada das mercadorias conforme a demanda, reduzindo possíveis riscos.
Tenha fornecedores confiáveis
Outro ponto importante do planejamento de estoque é o contrato com fornecedores. Geralmente, as empresas contam esses indivíduos para prover seus produtos — quando trabalham com a venda sem estoque — ou matérias-primas para desenvolver suas mercadorias.
Portanto, é fundamental contar com fornecedores confiáveis e que cumpram os prazos de entrega. Afinal, não será interessante firmar uma parceria que resulte em atrasos de produtos e prejudique o faturamento do seu empreendimento.
Se você deseja criar uma loja virtual, procure diversificar os fornecedores ou investir apenas naqueles que deixam claro as suas especificações em um contrato. Para isso, busque referências e pesquise bastante.
Calcule os custos de armazenamento
Controlar o estoque da sua empresa também exige calcular os custos de armazenamento. Alguns dos elementos que envolvem esse investimento incluem o espaço de armazenamento, a equipe contratada para trabalhar nesse setor, os sistemas adotados e até possíveis danos ou perdas.
A partir desse cálculo, é possível elaborar um planejamento de estoque eficiente, sem prejudicar a gestão financeira do seu negócio e favorecer os lucros.
Otimize o estoque
Entender a quantidade de mercadorias presentes no seu estoque ajuda a otimizar o seu estoque, proporcionando equilíbrio em relação a quantidade de itens no estoque. O que significa que não deve haver faltas ou excessos de produtos.
Para isso, avalie seus itens conforme os dados de compra e venda da sua loja, para entender realmente quando e o que é necessário comprar. Assim, é possível otimizar seu estoque de acordo com a sazonalidade e a constância dos produtos.
Divulgue as mercadorias paradas
Está com produtos parados no estoque na sua loja virtual? Procure desenvolver um plano que permita promover esses itens de modo a eliminá-los do estoque e movimentar o capital da sua empresa.
Por mais que você precise aplicar descontos e criar promoções, essa é uma forma de vender os produtos encalhados e que estão ocupando espaço no armazenamento. Um exemplo disso são ações nos seus canais de vendas com cupons de descontos.
A importância de ter um planejamento de estoque estratégico
O planejamento de estoque deve ser prioridade para os negócios e gestores. Afinal, ter controle das mercadorias que entram e saem da sua loja ajuda a evitar prejuízos e falhas nas vendas. Ao mesmo tempo, é possível desenvolver promoções e descontos para seus consumidores de modo a eliminar os itens parados no estoque e atrair novos clientes.
Portanto, é interessante pensar no planejamento de forma estratégica para obter diversas vantagens, como:
- Incentivar compras;
- Evitar produtos armazenados fora da validade;
- Movimentar o capital da sua empresa;
- Favorece as negociações com fornecedores;
- Evita falta de produtos e desperdícios;
- Reduz prejuízos;
- Melhora a organização da empresa;
- Otimiza o trabalho dos colaboradores.
- Agiliza o atendimento e a entrega do produto;
- Diminui custos.
Além de tudo, fazer um controle de estoque eficiente garante um melhor proveito do espaço de armazenamento e assegura a identificação dos itens.
Por isso, separamos uma planilha de controle de estoque para te ajudar!
Resumo
Agora que você entende o que é um planejamento de estoque, como criar um para sua empresa e qual a sua importância, não deixe de investir nessa estratégia para obter mais vantagens no seu segmento. Lembre-se ainda de manter essa organização atualizada conforme o crescimento do seu e-commerce.
A partir do controle de estoque, os gestores podem acompanhar as operações com mais eficiência e otimizar o serviço oferecido pela sua loja. Além disso, ele é capaz de organizar suas mercadorias de modo a evitar problemas e falhas nos processos e oferecendo um atendimento de qualidade aos consumidores. Como resultado, seu empreendimento conquista mais clientes e aumenta as suas vendas.
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Fonte: Jornal Contábil
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