O planejamento é o primeiro passo para organizar as finanças e não chegar no vermelho no final do mês.
Adotar novos hábitos que ajudem a controlar melhor o salário e evitar o endividamento pode parecer difícil no começo, mas, com o tempo e vendo o quanto essa economia pode te ajudar em momentos de urgência, essas práticas se tornam mais simples.
Pensando nisso, montamos uma lista com conselhos para pessoas que começaram a morar sozinhas recentemente, ou pessoas que estão se organizando para esse momento, não ficarem com a conta no vermelho.
Formas de economia para quem mora sozinho
A planilha de controle de gastos é o primeiro passo para começar a organização financeira.
Com ela, qualquer pessoa pode acompanhar todos os depósitos e gastos que tem ao longo da semana, ou do mês, dependendo da frequência que prefere controlar.
É possível montar uma planilha própria com algumas informações básicas ou usar algum modelo da internet.
Fazer um controle mais rigoroso das contas ajuda a identificar o padrão de consumo e quais são os impactos que os gastos geram nos ganhos.
Quando não há um registro concreto das movimentações realizadas, dificilmente, você consegue ter um controle para análises futuras.
Anote tudo: gastos com mercado, aluguel, energia elétrica, água, saúde, lazer, transporte e também destaque os pequenos gastos, como aquele café do delivery no fim da tarde.
Na soma total, esses gastos podem representar uma grande porção da quantia.
Sendo assim, outra dica importante é evitar gastos que são supérfluos. Isso não significa abrir mão do lazer ou de almoçar em um restaurante preferido de vez em quando.
Mas é necessário rever algumas questões, como a facilidade do delivery, que, quando colocada na ponta do lápis, pode sair cara no fim do mês.
Para economizar nas contas domésticas, lembre-se de algumas regras de ouro, como apagar as luzes dos cômodos, verificar se a geladeira está fechando corretamente após o uso e, antes de colocar para funcionar a máquina lava e seca com poucas peças de roupa, deixe acumular um pouco mais o número de peças que precisam ser lavadas — assim, otimiza o tempo da lavagem, além de gastar menos água, impactando positivamente nas contas ao final do mês.
É importante evitar as compras por impulso. Antes de aproveitar uma liquidação, verifique se realmente precisa desse item e se esse é o melhor momento para fazer a compra.
Assim, evitará o risco de se endividar. Faça uso do cartão de crédito somente quando for muito necessário.
Por fim, planejar objetivos a curto, médio e longo prazo colabora para definir melhor as economias e criar uma poupança.
Quando criamos metas, fica mais fácil iniciar o hábito de economizar. Só não coloque valores muito altos no início, porque não bater essas metas pode gerar frustração e prejudicar o planejamento.
A dica, inicialmente, é tentar economizar menos de 10% do seu salário e, ainda assim, ter bons resultados.
O post Veja como organizar suas finanças morando sozinho apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui