Há momentos em que o empreendedor precisa comprovar que possui um MEI (microempreendedor individual) ativo, e que seu empreendimento está regular. Isso pode ocorrer quando o MEI solicita serviços oferecidos por instituições bancárias ou outras instituições.
No entanto, se você está iniciando suas atividades como MEI e ainda não sabe qual documento utilizar para fazer essa comprovação, não deixe de acompanhar este artigo, pois, vamos te contar qual é esse documento e como obtê-lo.
MEI
Para se formalizar na categoria MEI, o empreendedor deve faturar até R$81 mil anual, além disso, não pode ser administrador ou proprietário de outras empresas. Assim, deve desenvolver atividades que são permitidas ao MEI, conforme o Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018.
Cumprindo esses requisitos, é possível fazer o registro. Mas você deve estar se perguntando o que isso tem haver com o documento que comprova a regularidade do MEI. Então, saiba que, ao final da inscrição do microempreendedor individual é emitido o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).
CCMEI
Esse documento é utilizado para comprovar a inscrição do empreendedor, então, após fazer a sua formalização não deixe de guardar o CCMEI, que funciona como o contrato social do MEI, informando que o CNPJ está ativo e que sua inscrição consta na Junta Comercial do seu estado.
É importante destacar que no ato de abertura da empresa, não é necessário encaminhar qualquer documento à Junta Comercial, pois, a inscrição é efetivada através da liberação do CCMEI que também vale como alvará para liberar o funcionamento do seu negócio.
Muitas pessoas costumam confundir o CCMEI e cartão CNPJ, mas eles não são a mesma coisa. O certificado do MEI contém as seguintes informações:
- Dados do titular da empresa (nome completo, CPF e número de identidade);
- Valor investido no MEI;
- Dados da empresa (razão social, endereço comercial, número do CNPJ, registro da empresa na junta comercial (Nire) e CNAE, além da situação cadastral.
Por sua vez, o cartão CNPJ comprova que a empresa está inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e contém apenas as informações sobre a sua empresa:
- Número do CNPJ,
- Razão social,
- Endereço;
- Situação cadastral.
Esse documento pode ser obtido através do portal da Receita Federal e-CAC, para fazer o controle da situação cadastral da sua empresa.
Onde obter?
Para obter o certificado do MEI não há custos e a emissão é feita pela internet. Para isso, o MEI deve acessar o Portal do Empreendedor e clicar em “já sou MEI”. Depois, pesquisa pela opção “comprovante do MEI”. Feito isso, é necessário informar seus dados completos, como o CPF, Data de Nascimento e os caracteres de segurança.
Desta forma, será emitido o documento que estará disponível para download. Então, clique no certificado para salvar o arquivo ou faça a impressão. Não há prazo de validade para o certificado, mas a orientação é fazer uma nova emissão a cada seis meses para verificar se todos os dados estão corretos. Além disso, se precisar fazer alterações nos dados da empresa não se esqueça de emitir um novo certificado.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda
O post Veja qual documento comprova a abertura e regularidade do MEI apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui