Imagem por @Vectorium / freepik / Contran/Divulgação

Para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que venceu entre março de 2020 e dezembro de 2021. Devido a pandemia da Covid-19, a renovação da carteira foi suspensa. No entanto, agora em 2022, será necessário regularizar o documento, caso ela tenha perdido a validade. 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) avisa que cada estado segue um calendário específico de renovação da carteira de motorista de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O condutor precisa somente lembrar que houve mudanças no Código Brasileiro de Trânsito, que mudou o tempo de vigência da CNH, sendo ampliado para 10 anos.

Os paulistas que tinham a CNH vencida entre os meses de março e abril de 2020, tiveram até dezembro de 2021 para realizar a renovação dos documentos.

As carteiras que venceram entre maio e junho podem ser renovadas até o final deste mês. Como o calendário é organizado pelo Detran de cada cidade, o melhor é o motorista  consultar o órgão do seu estado para não ter problemas no futuro.

As mudanças na CNH

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passou por mudanças que começam a valer a partir deste ano. Conforme publicado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no final de 2021. A CNH ganhou um novo modelo que estará disponível a partir de junho de 2022.

As mudanças aconteceram nas cores que terá agora o verde e amarelo (cores predominantes), um novo quadro que consta códigos de todos os tipos de veículos e também indica quais modelos o motorista pode dirigir.

Veja o calendário

Caso o seu documento tenha vencido fora dos períodos mencionados acima, a renovação ocorrerá no modo convencional, em que é preciso passar por uma nova avaliação médica (para confirmar a aptidão para o trânsito).

O post Veja quando renovar sua CNH vencida em 2022 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui