Previamente, é preciso entender que os constantes avanços tecnológicos impactam diretamente no mercado de trabalho, de modo que tanto as empresas empregadores como os trabalhadores devem se reinventar.
Além disso, as atuais conjunturas originadas da pandemia da covid-19, só intensificaram as transformações digitais do mercado. Desta maneira, o dilema sobre as profissões que deixarão de existir bem como novos cargos que irão surgir é mais comum do que parece.
Diante deste cenário, é de suma importância se manter atualizado de maneira a se preparar para novos desafios, e possíveis alterações no trabalho que preveem a automatização de diversas profissões.
Neste sentido, além de estar por dentro nos cargos que terão grande demanda, é importante organizar o seu currículo, dado que a digitalização do trabalho trouxe novos fatores de importância, como o cuidado da saúde mental, que por sua vez, refletem em capacidades comportamentais.
Cabe salientar que o nível de relevância do que tange o aprendizado de novas habilidades cresceu bastante. Em razão disso, caso os setores públicos e privados consigam estabelecer uma qualificação de mão de obra, cerca de 5,3 milhões de novos empregos podem ser gerados, pelo menos é o que aponta o levantamento da PUC em parceria com a PwC.
10 Profissões que podem deixar existir
Confira a seguir uma lista de profissões que podem não existir mais no futuro, mediante a digitalização do trabalho, segundo uma pesquisa da UFRJ.
- Faxineiro
- Motorista de caminhão
- Alimentador de linha de produção
- Operador de caixa
- Vigilante
- Servente de obras
- Assistente administrativo
- Auxiliar de escritório
- Vendedor de comércio varejista
- Professor de nível médio e fundamental
Profissões que devem surgir
Por fim, confira uma tabela com mais 10 profissões listadas pela Center for the Future of Work, da Cognizant Technology Solutions, entretanto, agora referente a cargos que surgiram com as mudanças do mercado de trabalho.
O post Veja uma lista de profissões que podem deixar de existir apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui