Carla Naiana Mota, da cidade de Ribeiro Gonçalves (PI), conquistou, no ano passado, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Microempreendedora Individual (MEI). Passado pouco mais de seis meses desde a cerimônia de entrega da condecoração, muita coisa mudou na vida da empreendedora, a começar pelo o faturamento da loja de roupas que triplicou. Com isso, Carla passou de uma microempreendora individual (MEI) para uma microempresa (ME) e hoje se sente mais valorizada pelas pessoas da região.
“Ganhar em nível nacional foi um marco na minha carreira. Foi um reconhecimento tanto profissional, como pessoal. As pessoas começaram a valorizar mais o meu trabalho e isso até aumentou as minhas vendas. Digamos que gerou muito mais autoridade e reconhecimento por onde eu passo. Foi o dia mais importante da minha vida até hoje”, conta emocionada Carla Naiana.
Em 2019, com apenas 10 camisetas no estoque e vendendo dentro do próprio quarto, ela começou a sua trajetória como empresária. Hoje, além da loja física, a empresária e influencer digital vende os produtos pela internet, tem um brechó e realiza uma feira local uma vez ao mês para reunir os empreendedores da localidade. “Nos reunimos na praça da cidade para vendermos nossos produtos. O projeto foi tão bem-sucedido que outras cidades vizinhas já copiaram a ideia”, diz.
Carla Naiana destaca que hoje traz a responsabilidade de servir de inspiração para outras mulheres do município. “Muitas delas hoje me veem como exemplo a seguir. Umas até falam: “Se a Carla conseguiu, que é do interior do Piauí, eu também consigo”. Para mim, a responsabilidade aumentou após o prêmio. Quero continuar seguindo firme e inspirando cada vez mais”, apontou.
Por isso, a empreendedora incentiva que mais mulheres participem do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, que já está com as inscrições abertas. “Eu era uma probabilidade entre 4 mil mulheres inscritas e cheguei ao nacional em 1º lugar”, lembra. “Nunca desistam dos seus sonhos, mesmo que ninguém mais acredite. Tenham coragem, perseverança e força sempre”, completou.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
A premiação tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento às empreendedoras brasileiras. Elas concorrem em cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica) e Negócios Internacionais.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 30 de julho. Basta acessar o site oficial do prêmio. Além de preencher o formulário eletrônico, é necessário enviar um vídeo curto no formato de “pitch” com apresentação da empreendedora candidata. Para ajudar na gravação, o Sebrae disponibiliza no site um tutorial com dicas de como produzir o vídeo.
O PSMN é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira delas, são escolhidas até cinco candidatas por estado/DF, sendo uma de cada categoria. Todas as vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas em cada categoria serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial em Brasília (DF).
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui