Não é novidade que o comércio eletrônico tem se consolidado como um dos principais canais de vendas para o mercado brasileiro. De acordo com o relatório anual Nuvemcommerce , estudo realizado pela Nuvemshop, líder de e-commerce na América Latina, o Brasil acumulou 87 milhões de consumidores digitais em 2019, 19% a mais se comparado a 2018.
A pesquisa, que analisou a movimentação das PMEs brasileiras que compõem a base da companhia apontou ainda que, no último ano, o número de vendas online quase dobrou, passando de R﹩ 275 milhões (2018), para mais de 450 milhões (2019), um aumento de 79,5%. “Com a constante evolução do setor, mais do que nunca, os lojistas precisam estar sempre atentos ao perfil, satisfação e às preferências de compra dos consumidores para que, dessa forma, seja possível oferecer uma experiência de usuário cada vez mais otimizada, convertendo-a em vendas frequentes” explica Alejandro Vázquez, Cofundador e CCO da Nuvemshop.
Em relação aos produtos mais comprados, os líderes foram moda, vestuário, saúde, beleza e acessórios, com quase 70% do total em 2019 e 62% em 2018. Já o maior ticket médio ficou por conta das compras de viagens, em ambos os anos analisados, com uma média de R﹩ 3.000,00. O segundo lugar em gastos mudou nos últimos dois anos, sendo que em 2019 foi ocupado por pelos eletrônicos (R﹩ 542,00) e em 2018 pelos esportivos (R﹩ 392,00).
Social Commerce e mobile em alta
Dispositivos móveis foram os meios preferidos pelos consumidores para compras no último ano, com 65,61% das transações analisadas. Os desktops, por sua vez, ficaram com uma fatia de 17,25%. Em 2018, 57% das compras tinham sido realizadas por celulares e 43% por computadores.
Também houve aumento nas vendas por meio das redes sociais. Os dados evidenciam o sucesso do Instagram, que cresceu 16%, resultado inversamente proporcional ao Facebook. A primeira rede reuniu 75% das transações neste ano, enquanto a segunda respondeu por 21% delas.
As datas mais quentes do e-commerce
Natal e Black Friday foram mais uma vez as datas preferidas e, juntas, superam os R﹩ 28 milhões de vendas em 2019. A Black Friday liderou o ranking com 8,74 pedidos por minuto, registrando um faturamento 49% maior que a edição de 2018. O Natal, por sua vez, teve uma receita 22,4% maior se comparada ao ano anterior, além de 3,1 transações por minuto.
“A pesquisa confirmou o quanto essas datas são estratégicas para o e-commerce, indicando que as PMEs brasileiras ainda têm uma oportunidade gigante de crescimento em vendas. Por isso, investimos para apoiar nossos clientes de ponta a ponta – do layout ao marketing – para que cada vez mais eles estejam dentro das tendências de mercado, oferecendo promoções e focando esforços e investimento no tempo certo.”, completa Vázquez.
Para ter acesso à pesquisa na íntegra, cadastre-se em http://www.nuvemshop.com.br/ebooks-ecommerce/relatorio-anual-comercio-eletronico-2020.
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Fonte: Jornal Contábil
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