Vice-presidente do SERAC explica como empresário contábil deve lidar com erros

Para Jhonny Martins, questão mais importante é oferecer transparência e solução adequada aos clientes.

Na área da contabilidade, assim como em outras áreas diretamente ligadas ao cenário empresarial, é natural que, eventualmente, algo saia fora de percurso e algum erro aconteça. Como lidar com a situação da melhor forma?

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, o empresário contábil precisa entender que erros serão inevitáveis no percurso. “A questão não deve ser se haverá problema, mas quando um problema vai acontecer. Nós dependemos muito do capital humano, há mudanças constantes na legislação e, mesmo automatizando todos os processos, quando uma empresa está crescendo é natural que exista algum erro em algum momento”, explica. 

Nestes casos, de acordo com o executivo, é necessário lembrar que o cliente escolhe um contador porque confia nele, e o que espera em troca é lealdade, transparência, clareza e, naturalmente, soluções. “Mais importante do que se martirizar por um erro cometido, é focar nas possibilidades de solução para esse erro. Todos os grandes empresários sabem disso”, afirma Jhonny. 

O vice-presidente SERAC conta que muitos contadores se mostram completamente perdidos quando algum erro acontece, mas é fundamental que estejam atentos à forma como reagem nesses momentos. “Aconselho sempre que o empresário contábil assuma seus erros, seja claro e honesto, e mostre ao cliente que está comprometido em resolver aquela situação. E se, mesmo agindo assim, o cliente não compreender, é preciso que ele esteja pronto para deixá-lo ir”, aconselha. 

Para Jhonny Martins, em nenhuma hipótese um empresário disposto a ajudar e oferecer transparência e soluções deve deixar que seu trabalho seja desvalorizado por conta de um erro. “O  nível de coragem desse empresário contábil deve ser maior que o nível de apego que ele tem por aquele cliente que não entendeu que ele está agindo da melhor forma possível e nem que erros podem acontecer. O importante é a reação focada em solucionar”, finaliza Jhonny Martins. 

 

Sobre Jhonny Martins

Jhonny Martins é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP. É vice-presidente do SERAC, um hub de soluções corporativas. Instagram @jhonnymartins

Sobre o SERAC:

O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.000 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.

Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Thiago Nigro e Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac ou pelo site souserac.com

por Carolina Lara

O post Vice-presidente do SERAC explica como empresário contábil deve lidar com erros apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: PORTAL CONTNEWS
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui