#jornalcontabil

Você já leu ou ouviu a expressão perícia contábil? Trata-se de um serviço específico de atuação dos escritórios de contabilidade e que difere da própria consultoria contábil. Muitos contadores têm direcionado atenção à perícia contábil justamente para se diferenciarem em meio à multidão de profissionais do setor.

Continue a leitura para conhecer os aspectos por trás do conceito de perícia contábil, os tipos existentes e suas diferenças para a auditoria contábil!

O que define uma perícia contábil?

Basicamente, a atividade de perícia contábil prevê o levantamento de evidências que visem elucidar e facilitar uma tomada de decisão em casos que envolvam disputas ou litígios — sejam judiciais ou extrajudiciais.

O objetivo dessa variante de perícia consiste em coletar um material rico o suficiente para gerar um relatório consistente. O perito contábil emite, portanto, um parecer técnico com o intuito de certificar os fatos levantados. Com base nesse laudo técnico, o profissional sugere sentenças judiciais. Em certas situações, ele pode simplesmente emitir a sua opinião de perito.

Dica: A importância da auditoria contábil em todos os setores

Quais são os tipos de perícia contábil?

Conforme indicado anteriormente, existem duas vertentes de perícia contábil. Saiba mais sobre elas e as atividades que envolvem:

Perícia contábil judicial

Nessas circunstâncias, a perícia ocorre mediante solicitação de um parecer técnico por parte do juiz que vai avaliar o caso. Uma vez convocado, o perito deve realizar uma sequência de trâmites, resumidos entre ações de coletar evidências e analisar as referidas informações contábeis.

A perícia judicial é utilizada em típicos casos de litígio. Para atuar como perito da situação o contador não pode apresentar qualquer tipo de convívio e proximidade com as partes envolvidas. Desse modo, é possível assegurar total imparcialidade na avaliação das provas e confecção do laudo.

Perícia contábil extrajudicial

Bem frequente, a perícia extrajudicial entra em ação quando não há litígio propriamente dito. Entre outros casos, o perito fica incumbido de avaliar a partilha de bens, as transações de venda e aquisição de empresas e, principalmente, os cálculos das indenizações trabalhistas.

Por sinal, vale destacar que os referidos cálculos são constantes. É bem comum que, após o processo demissional, as quantias a serem pagas sejam revisadas por um perito contábil. Nesses casos, o profissional considerará tanto o cargo ocupado pelo trabalhador quanto o período de permanência na empresa.

Na perícia extrajudicial, os serviços devem ser solicitados por uma das partes em questão. Como a própria expressão indica, não há vínculo com o judiciário. Logo, trata-se de uma prestação de serviço voltada às necessidades do contratante.

Qual é a diferença entre serviço de auditoria e perícia contábil?

Se você está familiarizado com as funções inerentes à auditoria contábil, deve ter notado algumas semelhanças desse serviço com a perícia contábil. Porém, há distinções, conforme apontaremos a seguir.

Particularidades da auditoria contábil

auditoria contábil tem como premissa inicial uma varredura das atividades exercidas por uma organização. A finalidade reside em verificar se existe alinhamento entre essas atividades e a legislação vigente, ou com as próprias diretrizes da empresa.

Quando interna, a auditoria é efetuada por um especialista solicitado pela mesma organização. Já a auditoria externa é conduzida por uma instituição desvinculada da empresa avaliada.

Peculiaridades da perícia contábil

A perícia contábil tem como diferencial a coleta de indícios físicos e evidências jurídicas, o que é feito com o intuito de averiguar o verdadeiro status da contabilidade da organização sob investigação.

segredo do sucesso empresarial depende de uma boa contabilidade. Naturalmente, tanto a auditoria quanto a perícia contábil são atividades imprescindíveis. As diferenças precisam ser esclarecidas para que a empresa saiba exatamente qual tipo de serviço deve contratar em cada momento.

Se você procura ou tem vontade de ser um Perito Contábil mas não sabe nem como nem de que maneira começar. Indicamos um curso completo sem enrolação onde você vai conhecer o passo a passo para se tornar um Perito Judicial Contábil. Aprenda cada etapa do processo, desde o cadastro até a entrega do Laudo Pericial Contábil e o recebimento dos honorários. Clique aqui e conheça, curso com inscrições limitadíssimas. Não perca está oportunidade exclusiva!

Conteúdo via MG Auditoria 

O post Você conhece a perícia contábil? Saiba como ela é feita apareceu primeiro em Jornal Contábil.


Fonte: jc