O WhatsApp está lançando um produto de compras na Índia. Essa será a primeira vez que os usuários poderão navegar e comprar mantimentos e outros produtos domésticos no catálogo de um supermercado sem sair do aplicativo.
Agora, será possível adicionar itens ao carrinho de compras e efetuar o pagamento pelo chat.
O WhatsApp revelou que a nova ferramenta é uma parceria com o supermercado JioMart, da Reliance Industries, uma empresa de tecnologia indiana na qual a Meta investiu quase US$ 6 bilhões no início de 2020.
Anteriormente, os usuários podiam navegar pelos produtos via WhatsApp, mas precisavam sair do serviço para finalizar a transação.
A gigante das redes sociais, Meta, pagou US$ 22 bilhões para adquirir o WhatsApp em 2014, mas o serviço ainda é uma pequena parte dos negócios gerais da Meta.
Uma curiosidade é que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, já tinha como objetivo de longa data oferecer uma experiência completa de compra dentro do aplicativo.
O aplicativo, agora, ganha dinheiro cobrando de algumas empresas para enviar mensagens aos clientes e também vendendo anúncios “click-tomessage”, que aparecem nos feeds do Facebook ou Instagram dos usuários e depois os levam para um bate-papo privado com uma empresa assim que eles clicam novamente.
Esses anúncios já geram bilhões de dólares por ano em todos os aplicativos da Meta.
Zuckerberg está visando uma oportunidade de negócios ainda maior para o WhatsApp relacionada a comércio e pagamentos, especialmente em mercados emergentes onde o aplicativo é popular, como Índia e Brasil.
O CEO falou sobre mensagens de negócios em quase todas as reuniões virtuais sobre ganhos da Meta nos últimos anos, apresentando a ideia como uma linha de negócios complementar ao mercado de publicidade já existente da empresa.
“As mensagens de negócio são uma área com impulso real e experiência baseadas em bate-papo como essa serão a maneira como as pessoas e as empresas se comunicarão nos próximos anos”, disse Zuckerberg em comunicado na última segunda-feira (29).
Parte da luta da Meta está relacionada à regulamentação de pagamentos. A empresa testou pagamentos na Índia por anos antes de obter a aprovação formal do governo, em 2020, para expandir o teste em um recurso completo.
A JioMart, empresa de compras online do bilionário indiano Mukesh Ambani, está competindo com a Flipkart, controlada pelo Walmart, e com a Amazon por uma fatia maior do crescente mercado de varejo online da Índia.
Uma parceria com o WhatsApp poderia dar um impulso mais do que necessário.
“Quando as plataformas Jio e Meta anunciaram nossa parceria em 2020, Mark e eu compartilhamos a visão de trazer mais pessoas e negócios online e criar soluções verdadeiramente inovadoras que agregarão conveniência ao dia a dia de cada indiano”, disse Ambani em um comunicado.
Para ele, a experiência do JioMart no WhatsApp reforça o compromisso de permitir uma maneira mais simples e conveniente de fazer compras virtuais para milhões de indianos.
De acordo com um porta-voz da Meta, a empresa espera se expandir na Índia para se unir a mais empresas, com pretensão de levar essa ferramenta de compras para outros países.
Com informações da Folha de Pernambuco
Fonte: Contábeis
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