Na próxima semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta com os pagamentos do 13º salário de aposentados, pensionistas e demais assistidos pela autarquia. Os repasses irão ocorrer entre o próximo dia 25 de maio e 7 de junho.
Vale lembrar que junto aos repasses do abono, também é pago o respectivo benefício previdenciário do INSS. Segundo as estimativas, mais de 30 milhões de segurados da autarquia receberam valores a mais este mês.
Exposto isto, continue sua leitura, e esteja informado sobre demais detalhes do abono natalino, tais como a consulta ao valor do benefício e o calendário de pagamentos do INSS.
Quem tem direito ao 13º do INSS
Vale explicar que nem todos os cidadãos amparados pelo instituto possuem o direito ao 13º salário. Em suma, somente recebem os pagamentos do abono natalino, os segurados amparados pelos seguintes benefícios:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
Em contrapartida, pessoas contempladas por proventos de natureza assistencial, não recebem o 13º salário do INSS. Este é o caso do grupo que integra a folha do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Consulta ao valor da 2ª parcela
Como bem se sabe, o pagamento 13º salário do INSS é dividido em duas parcelas, de modo que cada rodada de repasses corresponde a 50% do benefício. Contudo, existe um grupo de segurados que recebem valores inferiores à 2ª parcela.
Isto ocorre, pois, em determinados casos, a segunda fatia do abono sofre descontos do Imposto de Renda (tais descontos sempre ocorrem na 2ª rodada). Isto ocorre para aqueles que não são isentos do tributo.
Em resumo, os segurados que se enquadrarem em algum dos seguintes perfis, possuem descontos do IR na segunda parcela do 13º salário.
- Segurados com idade igual ou inferior a 64 anos que recebem o benefício em um valor superior a R$ 1.903,98 mensais;
- Segurados com idade igual ou superior a 65 anos que recebem o benefício em um valor superior a R$ 3.807,93 mensais;
De todo modo, já é possível realizar a consulta sobre o valor que será recebido na folha de pagamento do instituto. Para tal, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
Calendário da 2ª rodada do 13º salário
O cronograma do abono natalino determina uma ordem escalonada conforme o último dígito do número de inscrição do benefício. Para saber a qual dígito corresponde ao seu dia, basta desconsiderar o verificador (número após o traço), veja um exemplo.
Supondo que a inscrição corresponda a seguinte numeração 012.345.551-9. Neste caso, o dígito final é o 1 e não o 9, que por sua vez, deve ser desconsiderado. Confira todas as datas de pagamento da segunda rodada da segunda parcela do 13º salário.
Para segurados que ganham um salário mínimo
Para segurados que ganham acima de um salário
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post 13º do INSS: 2ª parcela começa a ser paga na próxima semana apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui