Imagem por @leonidassantana / freepik

Nesta segunda-feira (25), começam os pagamentos da primeira parcela do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ao todo serão 34 milhões de segurados que receberam o abono. 

O benefício costuma ser pago entre os meses de novembro e dezembro, todavia, assim como nos últimos dois anos, o pagamento irá ocorrer de maneira antecipada, em decorrência dos impactos da pandemia da covid-19.  

Vale lembrar que ainda sim, o 13º salário será repassado em duas parcelas, de modo que a primeira ocorrerá entre os dias 25 de abril até 6 de maio. Já a segunda rodada será paga aos segurados no período entre 25 de maio e 7 de junho.

Quem recebe o 13º salário?

Em suma, todos os segurados contemplados por algum dos benefícios listados abaixo, terão direito ao 13º antecipado. 

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Vale dizer que cidadãos contemplados por proventos de natureza assistencial não recebem o abono. Esse é o caso de integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que apesar de ser intermediado pelo INSS, não trata-se de um benefício previdenciário.

Calendário de pagamentos do 13º salário 

O cronograma de pagamentos do 13º, é dividido em dois grupos, um direcionado aos segurados que recebem um salário mínimo e outro para aqueles que recebem valores superiores ao piso nacional (R$ 1.212 em 2022).  

Vale ressaltar que o calendário toma como base o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Contudo, é preciso desconsiderar o verificador (número após o traço. 

Confira a seguir todas as datas de pagamento do abono antecipado:

Calendário para quem ganha um salário mínimo

Calendário para quem ganha mais que um salário mínimo

Consulta do abono  

Para conferir o extrato referente à antecipação do 13º salário, basta acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”. Será necessário informar o CPF e senha cadastrada. Na plataforma, estará disponível o serviço que você deseja. 

Neste sentido, basta procurar na tela inicial a opção “Extrato de Pagamento”. Clique na seta referente ao mês de abril, e veja o extrato do benefício mensal e do adicional referente ao 13º salário. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post 13º salário do INSS é liberado. Veja as datas de pagamento apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui