Aposentadoria

Muitos brasileiros detém o sonho de se aposentar, até porque após longos anos de trabalho, nada melhor que aproveitar o descanso merecido. Contudo, um dos pontos centrais deste contexto se atrela ao valor do benefício, visto que muitos desejam garantir uma boa renda no momento em que cessarem as atividades e enfim receberem a aposentadoria

Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conta com um contingente de 36 milhões de beneficiários, sendo que 24 milhões recebem o equivalente a um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022). Sendo assim, não é incomum encontrarmos pessoas com interesse em elevar o valor que será recebido na aposentadoria. 

Em suma, para atingir tal meta é essencial que o segurado realize um planejamento previdenciário, que nada mais é que um processo responsável por levantar todos os dados da pessoa, enquanto trabalhador e contribuinte. 

Se planejar junto a um advogado especializado, lhe orientará em diversos aspectos essenciais, como evitar possíveis erros capazes de reduzir o valor do benefívio e o melhor momento para realizar o pedido junto ao INSS. Aliás, o aposentadoria conta com diversas modalidades, com diferentes regras, sendo algumas mais vantajosas que outras a depender do caso, questão essa que também poderá ser norteada mediante a consulta ao profissional. 

4 estratégias para aumentar sua aposentadoria 

Apesar de o acompanhamento profissional ser algo quase que indispensável, para ter êxito no pedido. É de suma importância entender os fatores capazes de aumentar o valor da aposentadoria. Confira 4 deles: 

1- Trabalhos registrados no CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais, trata-se de um documento onde consta todos dados referentes a vida do trabalhador, enquanto contribuinte. As informações ali contidas são essenciais, visto que o CNIS será analisado pelo INSS após o requerimento da aposentadoria. 

Sendo assim é de suma importância que os dados presentes no CNIS estejam corretos, logo, se certifique que informações como salários e o tempo de vínculo em um determinado emprego, estejam corretas. Ademais, também é essencial garantir que todas as atividades estejam registradas no documento, o que inclui, trabalho informal, serviço militar, jovem aprendiz, empregos no exterior, etc. 

2- Descarte de contribuições menores

Contribuições de valor menos expressivo poderão reduzir o valor da aposentadoria, ao serem incluídas no cálculo do benefício. Sendo assim, opte por computar apenas os recolhimentos feitos sob quantias mais altas. 

Vale ressaltar que é necessário possuir no mínimo 15 anos de recolhimento junto a previdência, qualquer tempo de contribuição que supere o mínimo exigido, pode ser descartado, caso possua um baixo valor. 

3- Inclusão do tempo em atividade especial 

A aposentadoria especial é voltada aos trabalhadores que atuam em atividades que de alguma maneira, colocam em risco sua saúde, integridade física ou atém mesmo a vida. Contudo, muitos profissionais acabam não cumprindo os requisitos para receber a modalidade do benefício, por não terem o tempo mínimo exigido em uma atividade considerada especial. 

Nesta linha, é comum que estes trabalhadores mudem de profissão, e acabem se direcionando a outras modalidades da aposentadoria. Contudo, muitas vezes o INSS não considera esse tempo de atuação em atividade especial. 

Sendo assim, com o auxílio de um advogado é essencial converter a contagem especial, em comum, através de uma revisão. A medida potencialmente aumentará o pagamento mensal da aposentadoria. 

4- Revisão de aposentadoria

Por fim, cabe trazer uma dica voltada aos que já estão aposentados. Caso você suspeite ou fique sabendo que deveria estar recebendo mais do INSS, consulte um advogado e entre com o pedido de revisão na justiça, para que seja realizado o cálculo novamente e o devido pagamento dos atrasados. 

Atualmente, existem diversos tipos de revisão de aposentadoria, a mais famosa delas é a popular Revisão da Vida Toda que, hoje tramita no Supremo Tribunal Federal. Caso você deseje saber mais sobre essas teses jurídicas, clique aqui e se informe sobre o tema.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui