A pandemia do novo Coronavírus tem causado um grande impacto financeiro nas famílias brasileiras. Isso ocorre porque, com a quarentena e a paralisação de serviços não essenciais, muitas pessoas ficaram desempregadas, ou tiveram suas rendas reduzidas. Em 2020, segundo dados fornecidos pelo IBGE, 12,6% da população brasileira não tem emprego. Isso equivale a mais de 12 milhões de pessoas.

Com esses dados alarmantes, uma saída para as dívidas é o empréstimo consignado. Segundo um levantamento realizado pela Prestho (www.prestho.com.br)- uma das primeiras fintechs do Brasil a lançar uma tecnologia 100% disruptiva e desenvolvida com foco na experiência do usuário -, na primeira quinzena de março deste ano o pedido de empréstimo online cresceu 28% e cerca de 67,7% das solicitações foram realizados por meio de dispositivos móveis.

empréstimo

Por isso, Patrícia Soares, CEO da Prestho, separou algumas dicas para explicar como o pedido de empréstimo online pode ser feito com facilidade. “Com o isolamento social, as pessoas investiram em soluções pela internet. O processos são práticos e rápidos, o idoso, aposentado e até mesmo o servidor federal consegue realizar um pedido de crédito consignado diretamente de casa”, explica.

1. Escolha uma fintech de confiança

É de suma importância escolher uma empresa que seja bem avaliada pelos clientes e que seja confiável, afinal, envolver dinheiro em negócios demanda bastante cuidado e atenção. Uma boa dica é observar sites e as redes sociais da empresa. Principalmente, verificar a avaliação da fintech por meio das respostas de outros clientes que já utilizaram os serviços.

2. Faça uma simulação online

A simulação é importante pois analisa a margem consignável, valor da parcela, prazo e faz com que o cliente consiga estabelecer melhor o valor necessário para dar o fôlego financeiro para suprir as necessidades do usuário. Vale ressaltar que a simulação pode ser feita também através de um dispositivo móvel ou computador.

3. Taxas mais baixas

As taxas de juros para quem solicita empréstimo consignado, são mais baixas do que as cobradas no cheque especial, ou crédito pessoal com débito na conta. A taxa média de contratação é de R$ 1,65%, a menor taxa dos últimos anos. Os idosos, por exemplo, conseguem hoje, solicitar um empréstimo com uma taxa de juros mais baixa, saindo de 2,08% para taxa que não ultrapassa 1,80%.

4 – Fique atento ao CET

O Custo Efetivo Total, ou CET, é o valor que será pago na transação financeira, ou seja, representa tudo o que será cobrado durante o processo do empréstimo consignado. Como o empréstimo consignado tem seus próprios impostos, isso também deve ser calculado e compõe o CET. Fique atento!

5 – Confira seus documentos

Assim que a fintech ou instituição financeira for escolhida, é necessário fornecer algumas informações para o andamento do pedido de empréstimo. Geralmente, documentos como RG e CPF são exigidos, assim como comprovante de residência e comprovante de renda.

Sobre a Prestho

A Prestho é uma das primeiras fintechs do Brasil a lançar uma tecnologia 100% disruptiva e desenvolvida com foco na experiência do usuário. Liderada por Patricia Soares e Diego Andrade, a empresa oferece empréstimos e cartão consignados para aposentados, pensionistas do INSS ou servidores federais de forma totalmente digital, transparente e rápida. A empresa surgiu para facilitar o acesso ao crédito consignado para um público até então pouco explorado: os seniores digitais. Por meio da tecnologia, a empresa consegue ajudar também a combater fraudes por telefone e as reclamações que ocorrem no setor.

O post 5 dicas para entender como funciona o empréstimo consignado online apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui