A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quarta-feira (05), a Operação Backup, com o objetivo de combater fraude de crimes cibernéticos contra o INSS no Piauí. Durante a ação, foram presas cinco pessoas e cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina (PI) e São Paulo (SP), todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.
O grupo criminoso foi responsável por dois ataques cibernéticos em Agências do INSS no Estado do Piauí neste ano. As investigações identificaram que os ataques visavam extrair, incluir, alterar e inserir informações, remotamente, nos bancos de dados da Previdência Social, a fim de obterem vantagem indevida.
Leia mais: Confira Os Horários De Atendimento Do INSS Durante O Feriado De Páscoa
Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado e invasão de dispositivo de informática.
Há 23 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência Previdenciária detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Fonte: Ministério do trabalho e Previdência
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui