Na abertura do 14º Encontro Nacional da Indústria (Enai), na manhã desta quinta (27), a microeconomia foi destaque no discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula Silva. O encontro, realizado em Brasília (DF), reúne autoridades, especialistas e representantes do setor industrial e do governo.

“Nós chegamos a 85% da nossa capacidade produtiva. Há quanto tempo a gente não chegava a isso? É esse país que tem que dar certo, porque, para mim, política econômica não é concentração de riqueza, é distribuição de oportunidades para 210 milhões de habitantes”, afirma Lula.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os pequenos negócios são fundamentais para disseminar esse crescimento mais justo. “O ambiente do Brasil é de crescimento, os números são impactantes e nós seguimos firmes para tirar o Brasil do mapa da fome, aumentar a renda do povo brasileiro e garantir aquilo que é importante: a empregabilidade para o Brasil voltar, novamente, a sair desse contexto de atraso que vivemos recentemente”, analisa.

Autoridades destacaram os desafios e ações para estimular a indústria brasileira. Foto: Larissa Carvalho

Custo Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou a importância da aprovação da reforma tributária pelo governo. “A reforma tributária fará justiça à indústria, estimulando agregação de valor e empregos de maior valor. Ela simplifica, ela desonera investimento e ela desonera exportação”, acredita Alckmin.

A redução de impostos e complexidade de leis tributárias também marcou a abertura do Enai. “Precisamos lutar incansavelmente pela competividade da nossa indústria e pela redução do custo Brasil. E essa luta tem que ter um começo, um meio e nunca um fim, porque ela nunca acaba”, completou o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban.

Observatório do Custo Brasil

Durante o evento, o Governo Federal lançou o Observatório do Custo Brasil, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo. Ferramenta inédita de acompanhamento, o observatório reúne dados, estratégias e avanços para enfrentar os entraves à competitividade nacional.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui