Você só tem uma chance de causar uma primeira impressão e a primeira impressão é a que fica! Seja em qual for o ambiente, transmitimos o tempo todo mensagens e signos que são captados, consciente ou inconscientemente, pelo espectador. Em um escritório contábil ou em uma reunião com clientes, estamos sempre sendo julgados, cobrados e analisados e, ter isso em mente, é fundamental. Portanto, use essa “atenção” recebida em favor próprio e aproveite para causar uma boa impressão e passar credibilidade!
E quando falamos em boa impressão no trabalho, estamos, entre outros assuntos, falando de consultoria de imagem corporativa e esta, por sua vez, gira em torno uma palavra-chave: zelo.
O zelo é uma das mensagens mais importantes que se pode passar em um ambiente corporativo, pois quem zela por si, se valoriza, e somente sendo capaz de se valorizar é possível também valorizar alguém ou algo, principalmente algo que não é seu! Uma aparência de “desleixo” pode pesar de maneira muito negativa sobre sua imagem, pior ainda, sobre a maneira como você lida com seu trabalho… Mas vamos direto ao ponto!
Tanto para homens contadores quanto para mulheres contadoras, a imagem ideal será aquela que vai transmitir confiança e credibilidade aos clientes (tanto novos, quanto antigos). Aqui, o “dress code” (código de vestimenta) não pode ser informal, portanto, o traje é social e conservador.
O que vestir
Para mulheres, calças de alfaiataria e saias-lápis são a base do guarda-roupa. Uma dica muito importante é complementar o visual sempre com uma terceira peça, como blazer ou casaqueto, pois essa terceira peça agrega valor à aparência. Vestidos são permitidos desde que sejam do joelho para baixo (não podem ser tão justos, nem com decotes profundos). E se a escolha for vestido, é essencial o uso da tal “terceira” peça (que no caso seria a “segunda”) para arrematar e trazer peso visual, já que o vestido conta apenas como uma peça.
Invista em peças de cores neutras como cinza, bege, azul marinho e marrom-cor-de-rato, pois elas combinam com tudo! Por incrível que pareça, o preto não é neutro, podendo pesar bastante alguns visuais. Mas, investir em pelo menos uma calça, saia ou blazer pretos é indicado, pois tal cor causa um certo distanciamento em relação ao espectador, o que, às vezes, é propositalmente interessante, dependendo do momento ou da reunião. Peças estruturadas e de linhas retas ajudam a passar uma imagem de pessoa séria e decidida.
Para os homens, calça e sapato social, camisa e blazer ou paletó. É importante o homem saber se o grau de formalidade pede um terno, mas essa questão é bem pessoal. A dica é observar como os demais geralmente se vestem, principalmente o chefe, se for o caso. De qualquer maneira, o terno é sempre indicado em reuniões importantes, já que ainda nos dias de hoje ele traduz competência e credibilidade.
Primeiros encontros com clientes também pedem ternos, afinal, a primeira impressão é a que fica, certo? Porém, se a ocasião permitir certa informalidade, uma dica moderninha é ir de terno, sem gravata e com o primeiro botão da camisa aberto. Mas, de novo, observe ao seu redor e vista-se como os demais.
O cinto é um elemento essencial para completar o visual masculino e o ideal é que seja do mesmo tom ou do mais próximo aos das meias e sapatos. A regra é a seguinte:
• Calça preta – meias e sapatos pretos;
• Calça azul marinho ou cinza chumbo – meias e sapatos pretos ou marrons escuros;
• Calça marrom (claro ou escuro) e cinza claro – meias e sapatos marrons/caramelo;
Uma dica fundamental é prezar pelo bom estado das peças. Elas devem estar sempre impecáveis, passadas, lavadas e cheirosas. Como já dito antes, tudo gera em torno do zelo que, por sinal, está diretamente ligado ao comprometimento, à valorização e ao profissionalismo. Em outras palavras, muito além de uma boa impressão estética, a maneira como você se veste diz como você se dedica aos temas importantes da sua vida. Atente-se para isso!
Sapatos
Em relação aos sapatos, tanto homens quanto mulheres devem optar pelos de cores iguais ou próximas às da calça. A combinação ajuda a alongar a silhueta e, consequentemente, passa uma ideia de harmonia que, no final das contas, mostra que você se importa com a sua imagem.
Para as mulheres, sapatos de salto são indicados para momentos relevantes. O salto, além de deixar a postura mais bonita, transmite uma leitura de poder e segurança, principalmente os dos sapatos de bico fino. Mas atenção: nunca use um sapato pela primeira vez em uma reunião importante, pois ele pode começar a apertar seu pé! E se isso acontecer, você pode se desconcentrar ou, no mínimo, querer disfarçadamente tira-los “só um pouquinho”, debaixo da mesa, para dar aquela aliviada! O problema é se alguém percebe… Aí seu discurso pode perder toda a credibilidade e o resultado ser catastrófico!
Dicas gerais
O preto, de modo geral, impõe respeito. Cores neutras captam atenção e dão credibilidade. Cores fortes transmitem alegria. Sendo assim, tente escolher as cores de acordo com as ocasiões. Se você sabe que será massacrado em uma reunião, por exemplo, use preto. Se a ideia for vender determinado produto, você quer ter credibilidade e também prender a atenção das pessoas, então, opte por cores mais neutras e com tons mais claros. Já em um almoço de comemoração por algum bom negócio fechado, por exemplo, é mais indicado uma cor mais forte e descontraída. Quanto mais colorida, mais informal é a roupa! Ah, se a ideia é ser elegante, determinadas combinações são infalíveis. Uma camisa azul claro com uma calça bege, por exemplo, além de ser uma combinação harmônica, é bastante sofisticada!
Mulheres contadoras, não se esqueçam de estarem sempre com a pele tratada e com maquiagem leve, que nunca pode ser confundida com uma maquiagem noturna. Um rímel, um batom claro e um pouco de blush já serão suficientes.
Também é recomendado estar sempre com o cabelo penteado e unhas feita, de preferência com cores claras, pois caso dê aquela descascadinha, ninguém vai perceber!
O que não usar
Bom, agora que já sabemos qual o tipo de visual mais indicado aos contadores, vamos às dicas sobre o visual que NÃO se deve usar, ou pelo menos ser evitado ao máximo.
Para mulheres:
• Cabelo molhado;
• Calças, saias e vestidos muito justos e curtos;
• Sandálias ou rasteiras com muitos dedos à mostra;
• Rabo de cavalo alto;
• Calça legging;
• Maquiagem pesada (muita sombra, brilho, muito blush, batom vermelho, roxo ou vinho).
• Decotes ousados;
Todos esses itens são signos fortes de sensualidade que além de passarem uma conotação sexy, podem também desviar o foco do assunto principal. Vale dizer também que a regra número um de etiqueta do vestuário corporativo é nunca levar elementos sexy para o ambiente de trabalho.
• Unhas com esmalte descascando;
• Roupas em mal estado de conservação;
• Sapatos malcuidados, sem a borracha do salto e que fazem barulho ao andar;
A questão aqui está ligada novamente ao zelo, melhor, à falta dele. Passam ideia de desleixo, descaso e até deselegância.
• Calças pescando siri (a barra da calça deve estar apenas um dedo acima do chão);
Esse tipo de calça passa uma ideia de perna encurtada e ainda achata a silhueta, o que pode tirar um pouco da credibilidade visual.
OBS.: Mulheres, não tentem descobrir a formula mágica do comprimento ideal de uma mesma calça para ser usada com salto e sapatilha, ao mesmo tempo. Infelizmente, essa formula não existe!!! A calça usada com sapatilha não deve ser usada com salto e vice-versa. É dolorido de ouvir, eu sei, mas essa é a mais pura verdade!
• Muitos acessórios chamativos como ferragens de cintos e sapatos com muitos brilhos;
Desviam a atenção do assunto principal, logo, evite usa-los, principalmente em reuniões importantes.
• Blusas com babadinhos, “fru frus” e manga bebê;
Elementos românticos passam conotação de fragilidade e, dependendo da ocasião, o ideal é passar uma ideia exatamente oposta.
• Perfumes muito fortes ou muito doces, principalmente pela manhã ou em dias de calor;
Seu cliente ou chefe podem não gostar ou até terem alergia. A consequência negativa é que, por conta disso, podem acabar não prestando atenção no seu discurso, logo, opte por fragrâncias mais suaves.
Para homens:
• Camisas malpassadas e puídas, principalmente na gola;
• Cabelos despenteados;
• Cintos muito antigos, com couro desgastado;
Passam imagem de desleixo, o que não será bacana para o julgamento da sua competência.
• Sapatos malcuidados;
O motivo é o mesmo acima, evitar aparentar desleixo. Mas aqui vale lembrar uma dica muito importante: sapatos devem ser sempre lindos, engraxados e com o salto em perfeito estado.
“Se você quer ser o presidente uma empresa, comece já a se vestir como um deles”
Donald Trump
Rafaella Cardoso Via NIBO
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Fonte: Moda Contábil – como se vestir para causar boa impressão e passar credibilidade?